Blog Rocha 100

No princípio, criou Deus os céus e a Terra”. Ótima frase para um Blog que navegará 100 fronteiras: dos céus metafísicos à “rude matéria” terrestre. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Pois, somos também deuses, e criadores. Podemos, principalmente, criar a nossa própria vida, com autonomia: isto se chama Liberdade. Vida e Liberdade são de Deus. Mas, quem é “Deus”? Devotos hebreus muito antigos, referiam-se a Ele apenas por perífrases de perífrases. Para Anselmo de Bec, Ele é “O Ser do qual não se pode pensar nada maior”. Rudolf Otto, diante da dificuldade de conceituá-Lo, o fez precisamente por essa dificuldade; chamou-O “das Ganz Andere” (o Totalmente Outro). Há um sem número de conceitos de Deus. Porém, o que mais soube ao meu coração foi este: “O bem que sentimos intimamente, que intuímos e que nos faz sofrer toda vez que nos afastamos dele”. É de uma jovem filósofa: Catarina Rochamonte.

domingo, 13 de maio de 2012

Ministro Presidente Ayres Brito: "À imprensa cabe vigiar o Estado - nunca o contrário"

A ala autoritária do PT está em campanha para restabelecer a censura; censura esta que foi derrubada junto com a ditadura militar. O presidente do PT, Rui Falcão, expôs, dia desses, sem o menor pudor, a intenção liberticida da ala petista a que pertence. Não é a ala da Presidente Dilma, pois a Presidente já se declarou contra o que no começo foi chamado de "controle social da mídia". Uma frase de Dilma fulminou, se não a intenção, pelo menos o rótulo da intenção. Disse a corajosa ex-guerrilheira, que combateu a censura do tempo da ditadura, porque combateu a ditadura: "controle da mídia, só se for o controle remoto". Os autoritários esconderam o rabo, quer dizer, mudaram o nome da coisa; chama-se, no momento, "marco regulatório". Com esse ou com qualquer outro nome a safadeza não vai passar. Acabou de ser cruelmente ferida com outra frase magnífica, esta do Ministro Presidente do Supremo Tribunal Federal: "À imprensa cabe vigiar o Estado - nunca o contrário".
Ayres Brito já foi petista de carteirinha, Ayres Brito foi indicado ministro do STF pelo ex-presidente Lula, mas Ayres Brito é um homem decente.
A maquinação indecente dos petistas autoritários para restabelecer a censura não vai prosperar. Não vai, não: porque no Brasil - dentro do Governo e fora do Governo, dentro do PT e fora do PT - tem mulheres e homens decentes.

2 comentários:

  1. Foi a imprensa livre que fez Lula e colocou o PT no poder.

    ResponderExcluir
  2. Aviso de um democrata calejado à turma do PT que quer a volta da censura: Nem vem que não tem.

    ResponderExcluir