Blog Rocha 100

No princípio, criou Deus os céus e a Terra”. Ótima frase para um Blog que navegará 100 fronteiras: dos céus metafísicos à “rude matéria” terrestre. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Pois, somos também deuses, e criadores. Podemos, principalmente, criar a nossa própria vida, com autonomia: isto se chama Liberdade. Vida e Liberdade são de Deus. Mas, quem é “Deus”? Devotos hebreus muito antigos, referiam-se a Ele apenas por perífrases de perífrases. Para Anselmo de Bec, Ele é “O Ser do qual não se pode pensar nada maior”. Rudolf Otto, diante da dificuldade de conceituá-Lo, o fez precisamente por essa dificuldade; chamou-O “das Ganz Andere” (o Totalmente Outro). Há um sem número de conceitos de Deus. Porém, o que mais soube ao meu coração foi este: “O bem que sentimos intimamente, que intuímos e que nos faz sofrer toda vez que nos afastamos dele”. É de uma jovem filósofa: Catarina Rochamonte.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Em cima do muro: Zé Maranhão ou Luciano Cartaxo para prefeito de Jampa?

Comentando meu último post, em que digo que Zé Maranhão (do PMDB) ou Luciano Cartaxo (do PT) será o futuro prefeito de Jampa, um anônimo me exortou a "sair de cima do muro". Costumeiramente, nessa questão de eleições, decido-me rapidamente. No caso em tela, já preparei o pulo, não haverei de demorar muito. Vou explicar o preparo e a demora, talvez estas explicações ajudem alguns outros indecisos.
Pra começo de conversa, não estou tão indeciso assim. Já decidi votar contra a candidatura do grupo laranja-girassol, seja qual for. Detesto autoritarismo, e a marca do Governo Ricardo Coutinho Coutinho tem sido o autoritarismo personalista: a vanglória, o desrespeito às pessoas, o trato rude, a afronta às entidades de classe, o desafio às leis e instituições democráticas. Desta perversa matriz autoritária tem decorrido uma série de desatinos que vem desgraçando a Paraíba. Em posts vindouros, deter-me-ei nos descalabros girassólicos. Voltemos à questão do "muro".
Para mim, há um senão na candidatura de Zé Maranhão. Não é a questão do impedimento eleitoral, que acho que ele supera. Trata-se de método de campanha. Na campanha passada, para Governador, o Comitê de Zé Maranhão se deu ao luxo de rejeitar apoios. Não rejeitava expressamente, mas com enrolação, o que é pior: toma tempo e enche o saco. Por esse caminho, não dá.
Também em relação à candidatura de Luciano Cartaxo, tenho um senão. Trata-se do  autoritarismo de uma ala do PT. Não uma ala qualquer, mas aquela representada, dentre outros nomes vistosos, pelo presidente nacional do Partido, Ruy Falcão. A principal e urgente tarefa desse autoritarismo petista é o restabelecimento da censura, que foi derrotada junto com a ditadura militar. É uma pouca-vergonha que líderes do PT se empenhem nesse caminho, sendo que o PT só está no poder devido à liberdade de imprensa.
Essa safadeza liberticida não tem prosperado, inclusive pela resistência da Presidente Dilma, que tem feito seguidas e desassombradas defesas da liberdade de expressão.
Eis que os safados liberticidas tentam, agora, acossar a Presidente, para forçá-la ao confronto com a parte da mídia que não reza pela cartilha petista. A maquinação toda (que já se chamou "controle social da mídia", "democratização dos meios de comunicação" e "marco regulatório") é um troço tremendamente indecente. Não penso que essa insanidade prospere, mas deve ser permanentemente denunciada e combatida. Este Blog Rocha 100 fará isso. Voltemos à questão das eleições em Jampa.
Certamente, espero que o lúcido petista Luciano Cartaxo fique do lado da Presidente Dilma Roussef, contra os arreganhos dos petistas autoritários que querem acossá-la.
Aquela questão de método, lá na candidatura de Zé Maranhão, tanto quanto esta questão de princípio, aqui na candidatura de Luciano Cartaxo, creio que não demorarão a ser esclarecidas. Sendo assim, não haverei de me demorar "em cima do muro".

 

7 comentários:

  1. Taí porque gosto da Dilma. Nem do PT ela tem medo.

    ResponderExcluir
  2. Luciano Cartaxo ficará com Dilma, contra a censura pretendida pelo PT autoritário.

    ResponderExcluir
  3. O PT não quer censurar toda a imprensa, apenas a imprensa golpista: o PIG.

    ResponderExcluir
  4. Como te conheço de velhos carnavais, sei que em cima do muro jamais ficarás(até rimou). Maranhão e Cartaxo dois bons nomes e também Italo Kumamoto.

    ResponderExcluir
  5. Saia de cima do muro, Washington, mas para o lado certo: vote Luciano Cartaxo.

    ResponderExcluir
  6. Censura jamais. Se o PT insistir nessa safadeza vai entrar pelo cano. Ainda bem que temos a Dilma pra segurar estes malucos totalitários.

    ResponderExcluir
  7. Eu também estou em cima do muro, mas entre Zé e Ciço. PT, Jamais.

    ResponderExcluir