Blog Rocha 100

No princípio, criou Deus os céus e a Terra”. Ótima frase para um Blog que navegará 100 fronteiras: dos céus metafísicos à “rude matéria” terrestre. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Pois, somos também deuses, e criadores. Podemos, principalmente, criar a nossa própria vida, com autonomia: isto se chama Liberdade. Vida e Liberdade são de Deus. Mas, quem é “Deus”? Devotos hebreus muito antigos, referiam-se a Ele apenas por perífrases de perífrases. Para Anselmo de Bec, Ele é “O Ser do qual não se pode pensar nada maior”. Rudolf Otto, diante da dificuldade de conceituá-Lo, o fez precisamente por essa dificuldade; chamou-O “das Ganz Andere” (o Totalmente Outro). Há um sem número de conceitos de Deus. Porém, o que mais soube ao meu coração foi este: “O bem que sentimos intimamente, que intuímos e que nos faz sofrer toda vez que nos afastamos dele”. É de uma jovem filósofa: Catarina Rochamonte.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Pâmela Bório, a "soma" e o "resto"

As entrevistas e twitadas da Primeira Dama da Paraíba, a jornalista Pâmela Bório, costumam causar "frisson" nas redes sociais e políticas. Além de belíssima, a baiana é antenada, impetuosa e não tem medo de cara feia. Não rejeita briga; pelo contrário, as compra.
Pâmela, até mais que seu marido governador, comprou a briga pela candidatura de Estelizabel. Brigou com Nonato, com a mulher de Nonato e com todo o resto do coletivo girassol. Com ela, não tem conversa: "Estela é a candidata, o resto é resto".
É admirável a garra militante da socialista Pâmela. Mas ela pode estar também, neste caso da candidatura de Estela, brigando com os fatos. Hoje, aquilo a que ela se refere como "resto" é maior do que a "soma". Nominando apenas alguns dos mais notáveis representantes do "resto", teremos: Luciano Agra, Nonato Bandeira, Roseana Meira, Bira, Rossana Honorato, Lucius Fabiani, Urquiza... O líder do "resto" é o prefeito Agra. O líder da "soma", claro, é o girassol-rei Ricardo. Hoje, em João Pessoa, o "resto" Agra tem mais votos do que a "soma" Ricardo. Pior ainda: a soma da "soma" ricardista com o "resto" agrista, não soma nem um terço dos votos somados dos partidos de oposição (PMDB, PSDB e PT, especialmente).
Em suma, restará aos girassóis, expulsos do ensolarado jardim das delícias (o poder na Cidade das Acácias), chorar no quarto escuro da amargura (o quarto lugar). E olhe lá.

Em tempo: o ex-presidente FHC escreveu "A Soma e o Resto", livro autobiográfico; mas não tem nada a ver.

2 comentários:

  1. O resto seria somente esta sua listinha de despeitados gananciosos. A soma do governador Ricardo Coutinho, quem de fato melhorou João Pessoa, já tem 10 partidos na aliaça de Estelizabel e possui nomes de peso incontáveis: o presidente estadual do PSB, Edvaldo Rosas, Hervázio Bezerra, Sandra Marrocos, Raíssa Lacerda, Marcelo Wieck, Pastor João Filho, Paula Francinete, Iraê Lucena, Nézia Gomes, Laura Farias, Cori Coutinho, Lau Siqueira, Poliana Figueiredo, Robert Dore, Liana Nunes,...Enfim, não caberia aqui os nomes de todos os poíticos, secretários ou militantes, e só estes que citei já ultrapassam os seus em importância e militância. Como disse nossa grande dama, o resto é o resto.

    ResponderExcluir
  2. Não sera o anonimo ai a própria Borio que não suporta criticas? Grande? Nem na estatura, o que dirá nos barracos que se habitua a propagar! Carlinhos Junqueira

    ResponderExcluir