Blog Rocha 100

No princípio, criou Deus os céus e a Terra”. Ótima frase para um Blog que navegará 100 fronteiras: dos céus metafísicos à “rude matéria” terrestre. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Pois, somos também deuses, e criadores. Podemos, principalmente, criar a nossa própria vida, com autonomia: isto se chama Liberdade. Vida e Liberdade são de Deus. Mas, quem é “Deus”? Devotos hebreus muito antigos, referiam-se a Ele apenas por perífrases de perífrases. Para Anselmo de Bec, Ele é “O Ser do qual não se pode pensar nada maior”. Rudolf Otto, diante da dificuldade de conceituá-Lo, o fez precisamente por essa dificuldade; chamou-O “das Ganz Andere” (o Totalmente Outro). Há um sem número de conceitos de Deus. Porém, o que mais soube ao meu coração foi este: “O bem que sentimos intimamente, que intuímos e que nos faz sofrer toda vez que nos afastamos dele”. É de uma jovem filósofa: Catarina Rochamonte.

terça-feira, 29 de maio de 2012

Lula, recolha-se à sua grandeza!

Se outras vezes mentiu, não sei. Mas, sobre o diálogo com Lula no escritório de Nelson Jobim, Gilmar Mendes disse a verdade. Confirma-o a reação dos seus interlocutores. Jobim, que antes havia negado a versão de Gilmar, resolveu, em seguida, guardar silêncio, mesmo sob cerco da imprensa. Lula, que passou o sábado (dia de circulação da Veja explosiva) e o domingo calado, deu, na segunda, uma resposta minguada. Não respondeu de viva voz. A nota-resposta, assinada pela assessoria do Instituto Lula, diz que a versão da Veja é "inverídica", não desmente diretamente o ministro Gilmar Mendes, não o chama de mentiroso e caluniador; e deveria fazê-lo, se fosse o caso. Além da palavra "inverídica", o que há de mais forte é uma expressão, entre aspas, onde Lula diz: "meu sentimento é de indignação". No mais, a nota sai do assunto para contar prosa de Lula, coisas do tempo antigo. Se tivesse sido mesmo caluniado, Lula, sendo quem é, responderia de forma arrasadora, deixaria Gilmar mais baixo que o chão.
O fato é que o ex-presidente meteu os pés pelas mãos. E tem feito isso com frequência, desde que "não deixou de ser presidente". E tem de deixar. Tem de recolher-se.
"Recolha-se à sua insignificância" é uma expressão de hostilidade e desprezo. O ex-presidente Lula, amado pela maioria do povo brasileiro, certamente não merece ser alvo dessa expressão. Todavia, essa sua resistência em "desencarnar" da presidência passou dos limites, encheu o saco, está causando mal a todo mundo e a ele mesmo.
É absolutamente lastimável que Lula, convalescente de doença grave, tenha saído da sua casa, lá em São Bernardo, para vir fazer futrica política em Brasília.
Lula, para o bem ou para o mal, foi um político gigantesco, maximamente significante. Não pode, portanto, recolher-se à insignificância. Mas será de todo conveniente que se recolha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário