Blog Rocha 100

No princípio, criou Deus os céus e a Terra”. Ótima frase para um Blog que navegará 100 fronteiras: dos céus metafísicos à “rude matéria” terrestre. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Pois, somos também deuses, e criadores. Podemos, principalmente, criar a nossa própria vida, com autonomia: isto se chama Liberdade. Vida e Liberdade são de Deus. Mas, quem é “Deus”? Devotos hebreus muito antigos, referiam-se a Ele apenas por perífrases de perífrases. Para Anselmo de Bec, Ele é “O Ser do qual não se pode pensar nada maior”. Rudolf Otto, diante da dificuldade de conceituá-Lo, o fez precisamente por essa dificuldade; chamou-O “das Ganz Andere” (o Totalmente Outro). Há um sem número de conceitos de Deus. Porém, o que mais soube ao meu coração foi este: “O bem que sentimos intimamente, que intuímos e que nos faz sofrer toda vez que nos afastamos dele”. É de uma jovem filósofa: Catarina Rochamonte.

domingo, 13 de maio de 2012

Revista "A Semana", José Octávio e um certo prefácio

A revista "A Semana", presidida por Neno Rabello, é um primor. Não deixem de ir às bancas comprá-la: 5 reais. A edição da semana passada, com Adrião Pires na capa, traz um artigo do grande historiador José Octávio de Arruda Melo intitulado "Um prefácio para Washington Rocha". Será que, por isso, sou suspeito ao dizer que a revista é boa? Pois, vejam só uma coisa: o chargista da revista é ninguém menos do que o gênio Flávio Tavares. Acabou a suspeição? Então vão comprar a hebdomadária (essa palavra é muito bacana). Enquanto isso, vou explicar a história do tal "prefácio". Cabe explicação, porque é o prefácio de um texto ainda inédito.
O título completo do texto prefaciado por José Octávio é: Comissão da Verdade, toda a Verdade - Sobre "Anos de Chumbo" e Anistia, e tem também um posfácio do filósofo Iremar Bronzeado. Será publicado neste Portal 100 Fronteiras no dia 22 deste belo mês de maio - que pra ficar ainda mais belo, só falta chover -. De fim de maio pra começo de junho, será editado como plaquete, proposto a debate em mesa-redonda e lançado em Coquetel; provavelmente em O Sebo Cultural. Eu estava com o texto sobrestado à espera tão somente que a Presidente Dilma Rousseff nomeasse a dita Comissão. Agora, está nomeada, e muito bem nomeada. Os sete nomes que compõe a Comissão da Verdade são altamente altamente qualificados, honrados, dignos. Parecem-me capazes de resistir às pressões para desvirtuamento da missão prevista em lei (Lei N. 12.528 de 18 de Novembro de 2011). Essas pressões já existem, e poderão atingir níveis extremos no decorrer do processo de investigação. Aos membros da Comissão, será preciso, além de lucidez e isenção, "nervos de aço".  

Nenhum comentário:

Postar um comentário