Blog Rocha 100

No princípio, criou Deus os céus e a Terra”. Ótima frase para um Blog que navegará 100 fronteiras: dos céus metafísicos à “rude matéria” terrestre. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Pois, somos também deuses, e criadores. Podemos, principalmente, criar a nossa própria vida, com autonomia: isto se chama Liberdade. Vida e Liberdade são de Deus. Mas, quem é “Deus”? Devotos hebreus muito antigos, referiam-se a Ele apenas por perífrases de perífrases. Para Anselmo de Bec, Ele é “O Ser do qual não se pode pensar nada maior”. Rudolf Otto, diante da dificuldade de conceituá-Lo, o fez precisamente por essa dificuldade; chamou-O “das Ganz Andere” (o Totalmente Outro). Há um sem número de conceitos de Deus. Porém, o que mais soube ao meu coração foi este: “O bem que sentimos intimamente, que intuímos e que nos faz sofrer toda vez que nos afastamos dele”. É de uma jovem filósofa: Catarina Rochamonte.

sábado, 7 de julho de 2012

Chávez, não conte comigo - sobre mais uma boçalidade de Lula da Silva

O chavismo, também chamado de socialismo bolivariano, é um fascismo. Já falei sobre isso e voltarei ao assunto. No momento, tratarei de uma boçalidade do ex-presidente brasileiro Lula da Silva dita sobre o chefe do fascismo bolivariano, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que está em campanha pela reeleição. Disse Lula:

"Chávez, conte comigo, conte com o PT, conte com a solidariedade e apoio de cada militante de esquerda, de cada democrata e de cada latino-americano. Sua vitória será nossa vitória".

Lula é amigo pessoal de Chávez, e está no seu direito, faz bem em defender o companheiro. Que fale em nome do PT, também está direito, porque Lula é dono do PT. Agora, que fale em nome de cada militante de esquerda, de cada democrata e de cada cada latino-americano; isto é uma boçalidade.
E Lula nem é tão de esquerda assim. O milionário (ou bilionário, segundo a revista Forbes) Luís Inácio até já fez piada debochando da esquerda. Um grande amigo dele, Delfim Neto, que foi ministro da ditadura militar, garante que Lula é bacana, justamente, por nunca ter lido uma página de Karl Marx.
É preciso dar um desconto nessas boçalidades de Lula. O antenado ex-presidente sempre fala ao gosto da plateia da ocasião. Essa fala de extravagante bajulação ao presidente Chávez consta de um vídeo enviado por Lula ao "Foro de São Paulo", realizado em Caracas, sob o comando de Chávez. O ladino orador Lula, mais uma vez, confirmou o que dele disse Chico de Oliveira: "Lula não tem caráter".
Para quem não conhece, Chico de Oliveira é um dos mais destacados intelectuais marxistas do Brasil, fundador do PT e militante de quatro costados da esquerda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário