Blog Rocha 100

No princípio, criou Deus os céus e a Terra”. Ótima frase para um Blog que navegará 100 fronteiras: dos céus metafísicos à “rude matéria” terrestre. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Pois, somos também deuses, e criadores. Podemos, principalmente, criar a nossa própria vida, com autonomia: isto se chama Liberdade. Vida e Liberdade são de Deus. Mas, quem é “Deus”? Devotos hebreus muito antigos, referiam-se a Ele apenas por perífrases de perífrases. Para Anselmo de Bec, Ele é “O Ser do qual não se pode pensar nada maior”. Rudolf Otto, diante da dificuldade de conceituá-Lo, o fez precisamente por essa dificuldade; chamou-O “das Ganz Andere” (o Totalmente Outro). Há um sem número de conceitos de Deus. Porém, o que mais soube ao meu coração foi este: “O bem que sentimos intimamente, que intuímos e que nos faz sofrer toda vez que nos afastamos dele”. É de uma jovem filósofa: Catarina Rochamonte.

sexta-feira, 6 de julho de 2012

A praga autoritária: os donos dos partidos

No Brasil, a ditadura caiu; mas a praga autoritária, rogada não sei por quem, pegou em vários partidos políticos nascidos na e da democracia reconquistada. Vejamos os cinco maiores partidos do país.
O PT tem dono: Lula da Silva.
O PSB tem dono: Eduardo Campos.
O PSD tem dono: Gilberto Kassab.
O PMDB e o PSDB escapam à maldita regra; não sei se por mérito democrático ou por simples desorganização.

Como na República Velha, os donos nacionais delegam poderes a donos locais. 
Na Paraíba, o dono do PSB é Ricardo Coutinho. O dono do PSD é Rômulo Gouveia.
O PT, na Paraíba, não tem dono. E não tem porque a rebeldia prevaleceu contra um Pantagruel que queria engolir e ser dono não de um, mas de vários partidos, o rei-na-barriga Ricardo.

Partidos pequenos também têm donos. Vejam o caso do PSC: não sei quem é o dono no Brasil; mas, na Paraíba, é Marcondes Gadelha. 
Contra o dono do PSC na Paraíba, também se ergue rebeldia. Espero que seja vitoriosa.


VIVA A REBELDIA! VIVA A DEMOCRACIA! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário