Blog Rocha 100

No princípio, criou Deus os céus e a Terra”. Ótima frase para um Blog que navegará 100 fronteiras: dos céus metafísicos à “rude matéria” terrestre. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Pois, somos também deuses, e criadores. Podemos, principalmente, criar a nossa própria vida, com autonomia: isto se chama Liberdade. Vida e Liberdade são de Deus. Mas, quem é “Deus”? Devotos hebreus muito antigos, referiam-se a Ele apenas por perífrases de perífrases. Para Anselmo de Bec, Ele é “O Ser do qual não se pode pensar nada maior”. Rudolf Otto, diante da dificuldade de conceituá-Lo, o fez precisamente por essa dificuldade; chamou-O “das Ganz Andere” (o Totalmente Outro). Há um sem número de conceitos de Deus. Porém, o que mais soube ao meu coração foi este: “O bem que sentimos intimamente, que intuímos e que nos faz sofrer toda vez que nos afastamos dele”. É de uma jovem filósofa: Catarina Rochamonte.

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Quadro das eleições em Jampa-PB: a mais simples análise

Toda análise política inclui uma certa dosagem de opinião: a minha é alta. Dito isso, faço minha análise do quadro eleitoral em Jampa, capital da Paraíba.

Três candidatos disputam a ida ao segundo turno, todos de oposição ao governador Ricardo Coutinho. A candidata do governador está fora.
Pela última pesquisa (TV Master/IP4), temos: Cícero Lucena (PSDB) em primeiro, com 26%; Zé Maranhão (PMDB) em segundo, com 24%. Ambos em linha de crescimento. Se não fizerem campanhas estúpidas (coisa que Zé Maranhão fez em 2010), não baixarão da casa dos 20 e irão juntos ao segundo turno.
Em terceiro lugar está Luciano Cartaxo (PT), que, em subida acelerada, chegou a 17%. Qualquer vacilo de Ciço ou de Zé, vai ao segundo turno.
Em quarto vem Estela (PSB), a candidata do governador. Também acelerou, mas chegou a...11%. Sendo a candidata do governador, ou ela é ruim ou o governador é ruim. Eu acho que o governador é ruim. Como Estela depende dele, ruirá.

Análise simples, a mais simples. Mas os números são esses. Eu não acredito nem desacredito em pesquisas, apenas levo em conta. Se batem com minha percepção, confio mais; se não batem, confio menos. Pela minha percepção, a situação da candidata do PSB é ainda pior do que mostra a pesquisa Master/IP4. Fiquemos com a pesquisa.

O jornalista Helder Moura, que não gosta do governador Ricardo Coutinho, apesar de chamá-lo "ínclito, preclaro e insigne", avisa para que não subestimem a Estela. Certamente, a primeira estupidez de uma candidatura estúpida será a subestimação de qualquer adversário, mormente do adversário principal. Mas também a superestimação, que parece medo, não convém. Por exemplo: o rei-na-barriga Ricardo disse que Estela ia engolir Zé e Ciço nos debates. Cartaxo tomou as dores e respondeu: "a mim ela não engole". Resposta certa. Estela não engole Cartaxo nem engole ninguém. É uma oradora mediana, debatedora mediana.

Pode haver surpresas? Claro que pode. Aliás, sempre há. Mas elas podem vir do pelotão de trás, comandado por Lourdes Sarmento (PCO), que tem pouco mais de 1%, seguida por Antonio Radical (PSTU) e Renan Palmeira (PSOL), que têm pouco menos de 1%. Eu apostaria em Renan. Acho mais fácil ele ultrapassar Estela do que Estela ir ao segundo turno.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário