Blog Rocha 100

No princípio, criou Deus os céus e a Terra”. Ótima frase para um Blog que navegará 100 fronteiras: dos céus metafísicos à “rude matéria” terrestre. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Pois, somos também deuses, e criadores. Podemos, principalmente, criar a nossa própria vida, com autonomia: isto se chama Liberdade. Vida e Liberdade são de Deus. Mas, quem é “Deus”? Devotos hebreus muito antigos, referiam-se a Ele apenas por perífrases de perífrases. Para Anselmo de Bec, Ele é “O Ser do qual não se pode pensar nada maior”. Rudolf Otto, diante da dificuldade de conceituá-Lo, o fez precisamente por essa dificuldade; chamou-O “das Ganz Andere” (o Totalmente Outro). Há um sem número de conceitos de Deus. Porém, o que mais soube ao meu coração foi este: “O bem que sentimos intimamente, que intuímos e que nos faz sofrer toda vez que nos afastamos dele”. É de uma jovem filósofa: Catarina Rochamonte.

domingo, 29 de julho de 2012

Atendendo pedido: mais versos de Rochinha das Candongas sobre as ruindades de Ricardo Coitim

Um comentarista elogiou o poeta Rochinha das Candongas e pediu que ele fizesse uns versos sobre o episódio do empréstimo da Cagepa, perguntando pra que é mesmo que o governador Ricardo Coutinho quer levantar uma grana tão alta em véspera de eleição. Encaminharei tal pedido quando me encontrar com o poeta, o que não é fácil, porque ele mora por locais incertos e não sabidos. Mas, porém, todavia, contudo e entretanto; puxando pela memória consegui recompor algumas das estrofes com as quais o famoso cordelista animou a feira de Nova Cruz, em tarde memorável, contando as ruindades de Ricardo.
Vamos lá (se a recomposição não for perfeita, o poeta haverá de me perdoar; se acontecer algum pé quebrado, o erro terá sido meu, não dele):

"Cabra malvado e feioso,
Fazendo muito pantim,
Destrata a todo mundo
Com petulância sem fim;
Pior que estricnina
É o Ricardo Coitim.


Cortesia ou humildade,
Não tem um tantinho assim, 
Ele só quer ser as pregas,
Mas já leva no fucim;
Pior que estricnina
É o Ricardo Coitim.


Ameaçou o prefeito,
Que não mais estava a fim
De permanecer capacho
De sujeito tão ruim;
Pior que estricnina
É o Ricardo Coitim.


Persegue a toda gente,
Alegando qualquer fim,
Mas o fim é a maldade
Daquele coração ruim; 
Pior que estricnina
É o Ricardo Coitim".

Sempre cabe avisar que poeta de cordel é bicho danado de exagerado; nem poesia de cordel é coisa para ser entendida como verdade verdadeira e levada ao pé da letra. Já na velha Atenas, o filósofo Platão quis expulsar os poetas da sua cidade perfeita. Os poetas gregos daquele tempo se chamavam rapsodos, e já mentiam muito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário