Blog Rocha 100

No princípio, criou Deus os céus e a Terra”. Ótima frase para um Blog que navegará 100 fronteiras: dos céus metafísicos à “rude matéria” terrestre. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Pois, somos também deuses, e criadores. Podemos, principalmente, criar a nossa própria vida, com autonomia: isto se chama Liberdade. Vida e Liberdade são de Deus. Mas, quem é “Deus”? Devotos hebreus muito antigos, referiam-se a Ele apenas por perífrases de perífrases. Para Anselmo de Bec, Ele é “O Ser do qual não se pode pensar nada maior”. Rudolf Otto, diante da dificuldade de conceituá-Lo, o fez precisamente por essa dificuldade; chamou-O “das Ganz Andere” (o Totalmente Outro). Há um sem número de conceitos de Deus. Porém, o que mais soube ao meu coração foi este: “O bem que sentimos intimamente, que intuímos e que nos faz sofrer toda vez que nos afastamos dele”. É de uma jovem filósofa: Catarina Rochamonte.

terça-feira, 31 de julho de 2012

Ricardo Coutinho, os despautérios do Ulisses e o abismo do impeachment

Ricardo Coutinho vem desgovernando sua administração em direção a uma guerra de desfecho previsível; aquele previsto pelo deputado Frei Anastácio. Dito de outro modo, o governador da Paraíba segue o caminho trilhado pelo ex-presidente Fernando Collor: rumo ao abismo. Não é tudo igual, é tudo parecido.  Collor, em certa medida, foi arrastado pelas circunstância. Ricardo não está sendo arrastado pelas circunstâncias, pelo contrário, está forçando as circunstâncias em direção à guerra.

Contudo, o que é previsível, e até por ser previsível, pode ser evitado - e também pode ser apressado-.

Seria fastidioso recapitular os atos belicosos do déspota girassol desde o início do seu reinado estadual. Apenas queremos alertar: ultimamente, o tom agressivo do governador tem ultrapassado os limites de civilidade requeridos dos homens públicos. Pior, esse tom tem sido ampliado pelos girassóis fanáticos, que, de ordinário, são mais realistas que o rei. Vejam o último exemplo (ou penúltimo: antes que eu conclua essa postagem é possível que inquietos girassóis já tenham invadido as redes sociais com novas baixarias): o jornalista Ulisses Barbosa - girassol de acanhado porte, porém dos mais afoitos - tratou o deputado Vituriano de Abreu com a seguinte sem-cerimônia: "Nada me causou mais asco do que ouvir o tal vituriano. Lixo puro"; "A entrevista com o deputado vituriano me causou nojo". Ulisses também não usou de cerimônias para com a própria Assembléia Legislativa: "Acho que esta é a legislatura mais cheia de bandidos que já vi"; "Gangsteres que atentam contra a democracia aludindo a um impeachment".

Quer nos parecer que este girassol menor se espelhou na arrogância e belicosidade do girassol maior.

Deve-se esclarecer aos girassóis açodados que aludir a impeachment não atenta contra a democracia. Porém, ataques caluniosos a instituições do Poder Democrático, configuram crime.

Alusões a um possível impeachment do governador começaram a vazar dos bastidores para o público, inclusive agora, pelo ágil twitter do Ulisses. O impeachment está em perspectiva. Ciente disto, o Governo pode desviar-se do abismo - se prevalecerem as vozes das pessoas sensatas e decentes que ainda o compõem -. Se quiser evitar o pior, o rei-na-barriga Ricardo Coutinho terá de morder a língua, tomar tento e emitir sinais de mínima civilidade, a começar pela desautorização dos despautérios do jornalista Ulisses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário