Blog Rocha 100
“No princípio, criou Deus os céus e a Terra”. Ótima frase para um Blog que navegará 100 fronteiras: dos céus metafísicos à “rude matéria” terrestre. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Pois, somos também deuses, e criadores. Podemos, principalmente, criar a nossa própria vida, com autonomia: isto se chama Liberdade. Vida e Liberdade são de Deus. Mas, quem é “Deus”? Devotos hebreus muito antigos, referiam-se a Ele apenas por perífrases de perífrases. Para Anselmo de Bec, Ele é “O Ser do qual não se pode pensar nada maior”. Rudolf Otto, diante da dificuldade de conceituá-Lo, o fez precisamente por essa dificuldade; chamou-O “das Ganz Andere” (o Totalmente Outro). Há um sem número de conceitos de Deus. Porém, o que mais soube ao meu coração foi este: “O bem que sentimos intimamente, que intuímos e que nos faz sofrer toda vez que nos afastamos dele”. É de uma jovem filósofa: Catarina Rochamonte.
quinta-feira, 5 de julho de 2012
A Igreja Católica, os escândalos e o fundo do mar
Ao converter-se ao cristianismo, São Paulo optou pelo celibato para entregar-se totalmente ao serviço de Deus; todavia, aconselhou: "Mas, se não podem conter-se, casem-se; porque é melhor casar do que abrasar-se". Está em 1 Coríntios 7: 9.
É uma desgraça que religiosos, após feito os votos de castidade, fiquem por aí a abrasar-se a três por quatro com fiéis indefesos, como fez aquele bispo tarado que foi presidente do Paraguai, e que, quando responsável por paróquias, apascentava as ovelhas no intuito exclusivo de emprenhá-las.
Já passa do tempo da Igreja Católica seguir o conselho do santo apóstolo Paulo e acabar com a obrigatoriedade do celibato para os padres. E se as autoridades eclesiásticas não decidirem por fim a esta exigência estúpida e anti-evangélica, as multidões católicas devem fazer ouvir o seu clamor.
Desgraça ainda maior do que o abrasamento irresponsável de padres putanheiros, é a pedofilia. Esse é o escândalo dos escândalos. Disse Jesus: "Aquele que escandalizar um desses pequeninos, melhor seria que se lhe atasse ao pescoço uma grande pedra de moinho e fosse jogado no fundo do mar". Está em Mateus 18: 6.
Aqui não resta dúvida: ou a Igreja Católica acaba com os seus escândalos de pedofilia ou os escândalos de pedofilia jogam a Igreja Católica no fundo do mar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário