Blog Rocha 100

No princípio, criou Deus os céus e a Terra”. Ótima frase para um Blog que navegará 100 fronteiras: dos céus metafísicos à “rude matéria” terrestre. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Pois, somos também deuses, e criadores. Podemos, principalmente, criar a nossa própria vida, com autonomia: isto se chama Liberdade. Vida e Liberdade são de Deus. Mas, quem é “Deus”? Devotos hebreus muito antigos, referiam-se a Ele apenas por perífrases de perífrases. Para Anselmo de Bec, Ele é “O Ser do qual não se pode pensar nada maior”. Rudolf Otto, diante da dificuldade de conceituá-Lo, o fez precisamente por essa dificuldade; chamou-O “das Ganz Andere” (o Totalmente Outro). Há um sem número de conceitos de Deus. Porém, o que mais soube ao meu coração foi este: “O bem que sentimos intimamente, que intuímos e que nos faz sofrer toda vez que nos afastamos dele”. É de uma jovem filósofa: Catarina Rochamonte.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

O abastado Bastos e os bastos milhões do Cachoeira

Está na Folha Online de hoje: "Bastos, que cobrou 15 milhões de Cachoeira...". Esse Bastos é o Márcio Thomaz, ex-ministro da Justiça no Governo Lula. Pensava eu que essa cachoeira de dinheiro paga pelo bicheiro ao ex-ministro fosse especulação, intriga de adversários. Mas, se está publicado em um jornal da importância da Folha e o Bastos não refuta...
Vem crescendo na net uma enxurrada de críticas ao famoso advogado, por ter ele aceitado prestar serviço ao meliante. Em geral, não se tem alegado a ilegalidade do contrato, mas a sua imoralidade. Certamente, receber 15 milhões de um escroque não é lá uma coisa muito limpa. A enormidade do preço cobrado pelo serviço já é, por si, indecente. Para quem gosta de jogatina, uma boa aposta será que o bicheiro não consiga provar a limpeza do dinheiro com que paga os serviços do advogado. Talvez seja dinheiro lavado, mas não, propriamente, limpo.
O Bastos, todos sabem, acumulou, no decorrer da sua brilhante carreira, bastos cabedais. Não lhe bastaram? Não poderia ele, não por exigências de legalidade, mas em nome do decoro, não ter se abastecido com os bastos milhões do Cachoeira?
Dinheiro vale muito. Mas, a imagem de um ex-ministro da Justiça não vale nada?
Bem, o Bastos não se mostrou incomodado com as críticas: afirmou a legalidade do contrato e jogou para Deus o julgamento moral.
No dia do Juízo Final, veremos. Como Bastos já era muito rico e, com os 15 milhões do Cachoeira, ficou verdadeiramente podre de rico, dificilmente entrará no Reino dos Céus.



Um comentário:

  1. Sabemos que todo bandido tem de ter advogado de defesa(Constituição.Isto é uma coisa! Outra é um ex Ministro de Justiça, Advogado brilhante, dito honesto e preocupado com o que é justo,que, absolutamente, necessita desta defesa (imoral)para viver bem, aceitar a causa...Ele deveria,em nome da ética q tanto apregoa,passar ao largo desta vergonha. O dinheiro que recebe de Cachoeira é lícito? Se toda fortuna do homem é fruto de roubalheira, de qual água pura terão saído 15 milhões para Bastos? Este deveria ser interrogado pela CPI e PF...

    ResponderExcluir