Blog Rocha 100

No princípio, criou Deus os céus e a Terra”. Ótima frase para um Blog que navegará 100 fronteiras: dos céus metafísicos à “rude matéria” terrestre. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Pois, somos também deuses, e criadores. Podemos, principalmente, criar a nossa própria vida, com autonomia: isto se chama Liberdade. Vida e Liberdade são de Deus. Mas, quem é “Deus”? Devotos hebreus muito antigos, referiam-se a Ele apenas por perífrases de perífrases. Para Anselmo de Bec, Ele é “O Ser do qual não se pode pensar nada maior”. Rudolf Otto, diante da dificuldade de conceituá-Lo, o fez precisamente por essa dificuldade; chamou-O “das Ganz Andere” (o Totalmente Outro). Há um sem número de conceitos de Deus. Porém, o que mais soube ao meu coração foi este: “O bem que sentimos intimamente, que intuímos e que nos faz sofrer toda vez que nos afastamos dele”. É de uma jovem filósofa: Catarina Rochamonte.

terça-feira, 6 de setembro de 2016

A luta continua! 7 de Setembro é um bom dia para a Democracia

rocha100.blogspot.com.br

Milhões de brasileiros, em seguidas manifestações, foram às ruas contra a ditadura da corrupção do PT. Em consequência desse clamor democrático, na quarta-feira, 31 de agosto, a presidente foi definitivamente afastada pelo Senado Federal em votação que concluiu o processo constitucional do impeachment. Dilma foi pro brejo. Mas a luta continua e não é só no Brasil. No dia seguinte, 1º de setembro, o povo venezuelano ocupou as ruas da capital do vizinho país numa manifestação histórica. A chamada "Tomada de Caracas", que deu sequência a uma série de outras grandes manifestações em defesa de liberdade e democracia, teve como objetivo pressionar pela realização do Referendo Revogatório para tirar do poder o presidente chavista/fascista Nicolás Maduro. O Revogatório é previsto na Constituição venezuelana e a lei que rege o processo foi aprovada pela Assembleia Nacional. Ocorre que o regime chavista/fascista aparelhou e subjugou o poder judiciário e faz de tudo para impedir a consulta final aos eleitores, que, com toda certeza, enviarão o Maduro, já de muito apodrecido, para o quinto dos infernos. Em menor número, os defensores do podre Maduro também têm feito manifestações, e acusam os milhões de opositores, vejam só, de fascistas; e dizem que  o Revogatório "é golpe". Ou seja, é tudo muito parecido com o Brasil.

Aqui no Brasil, domingo passado, os lulopetistas (PT e seus satélites) foram mais uma vez às ruas dizer que o impeachment foi "golpe" e gritar "Fora Temer!". É um direito deles. Mas nem eles querem que a Dilma volte; querem nova eleição para presidente, um carnaval eleitoral fora de época. E querem também a prisão do juiz Sergio Moro. Expressar tamanha extravagância também pode, mas é de uma espantosa arrogância, é uma afronta ao bom senso e à decência, é um despropósito, é uma sem-vergonhice, é muita estupidez. Mas pode. O que não pode é a violência: agredir, tocar fogo, depredar, destruir.

A luta política é assim: de um lado e de outro, sempre continua. Amanhã, 7 de Setembro, será um excelente dia para os defensores da Democracia e da Justiça darem resposta aos autoritários pró-corruptos que querem a prisão do juiz Sergio Moro. Ao verde e amarelo que marca o Dia da Pátria, vamos acrescentar as palavras de ordem da luta democrática; em cartazes, em faixas, em adereços, na nossa voz:

ABAIXO A CORRUPÇÃO! TODO APOIO À LAVA JATO E AO JUIZ SERGIO MORO!
FORA PT!
SOLIDARIEDADE AO POVO DA VENEZUELA CONTRA O FASCISTA MADURO!
VIVA O BRASIL!

Nenhum comentário:

Postar um comentário