Blog Rocha 100

No princípio, criou Deus os céus e a Terra”. Ótima frase para um Blog que navegará 100 fronteiras: dos céus metafísicos à “rude matéria” terrestre. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Pois, somos também deuses, e criadores. Podemos, principalmente, criar a nossa própria vida, com autonomia: isto se chama Liberdade. Vida e Liberdade são de Deus. Mas, quem é “Deus”? Devotos hebreus muito antigos, referiam-se a Ele apenas por perífrases de perífrases. Para Anselmo de Bec, Ele é “O Ser do qual não se pode pensar nada maior”. Rudolf Otto, diante da dificuldade de conceituá-Lo, o fez precisamente por essa dificuldade; chamou-O “das Ganz Andere” (o Totalmente Outro). Há um sem número de conceitos de Deus. Porém, o que mais soube ao meu coração foi este: “O bem que sentimos intimamente, que intuímos e que nos faz sofrer toda vez que nos afastamos dele”. É de uma jovem filósofa: Catarina Rochamonte.

domingo, 18 de setembro de 2016

Por mais que Lula seja ladrão...

rocha100.blogspot.com.br

Lula é um político demagogo, mentiroso e embusteiro. Seus discursos são rasos, lastreados pela ignorância, descambando muitas vezes para a vulgaridade mais chula. Contudo, tem quem goste. Uma filósofa marxista-petista chegou a dizer que "quando Lula fala, o mundo se ilumina". A última iluminação de Lula está dando muito o que falar. Recordemos a pérola já de todos conhecida, pronunciada em reação a mais uma denúncia de crimes de corrupção feita contra ele por procuradores da Lava Jato:

“Eu, de vez em quando, falo que as pessoas achincalham muito a política. Mas a profissão mais honesta é a do político. Sabe por quê? Porque todo ano, por mais ladrão que ele seja, ele tem que ir para a rua encarar o povo, e pedir voto. O concursado não. Se forma na universidade, faz um concurso e está com emprego garantido o resto da vida. O político não. Ele é chamado de ladrão, é chamado de filho da mãe, é chamado de filho do pai, é chamado de tudo, mas ele tá lá, encarando, pedindo outra vez o seu emprego”.

As redes sociais estão estraçalhando essa fala destrambelhada, estúpida, indecente; onde, além de afirmar a honestidade de políticos ladrões, Lula ofende os funcionários públicos concursados. Impulsionados pelas redes sociais, comentaristas independentes da grande imprensa também começaram a destacar a grossa estupidez do "iluminado". Já os comentaristas mortadelas estão inibidos, fogem do assunto e se fixam em ataques aos procedimentos dos procuradores da Lava Jato.

Realmente, está ficando difícil. Mas os mortadelas têm a casca dura. Por mais que Lula seja ladrão, por mais que se prove que Lula é ladrão, mesmo Lula defendendo a honestidade de políticos ladrões em discurso público; ainda assim, Lula continuará contando com sua multidão de deslumbrados, com seu séquito de idólatras, com seu exército de fanáticos. Todavia, essas legiões lulistas estão diminuindo, minguando. Ao fim, restará a Lula pagar na Justiça pelos seus crimes. Aos lulistas fanáticos e cúmplices restará entoar o brado de "Lula, guerreiro, do povo brasileiro"; como fizeram com Zé Dirceu, com Delúbio, com Vaccari e com outros chefes petistas devidamente processados, julgados, condenados e presos. Aos lulistas deslumbrados e inocentes, espero que reste um esforço de libertação; e que se libertem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário