Blog Rocha 100

No princípio, criou Deus os céus e a Terra”. Ótima frase para um Blog que navegará 100 fronteiras: dos céus metafísicos à “rude matéria” terrestre. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Pois, somos também deuses, e criadores. Podemos, principalmente, criar a nossa própria vida, com autonomia: isto se chama Liberdade. Vida e Liberdade são de Deus. Mas, quem é “Deus”? Devotos hebreus muito antigos, referiam-se a Ele apenas por perífrases de perífrases. Para Anselmo de Bec, Ele é “O Ser do qual não se pode pensar nada maior”. Rudolf Otto, diante da dificuldade de conceituá-Lo, o fez precisamente por essa dificuldade; chamou-O “das Ganz Andere” (o Totalmente Outro). Há um sem número de conceitos de Deus. Porém, o que mais soube ao meu coração foi este: “O bem que sentimos intimamente, que intuímos e que nos faz sofrer toda vez que nos afastamos dele”. É de uma jovem filósofa: Catarina Rochamonte.

domingo, 22 de maio de 2016

O "moderno Príncipe", o "Pai Nosso" chavista, Nicolás Maduro "louco como uma cabra" e o lulopetismo no volume morto

rocha100.blogspot.com.br

Foi amplamente noticiado o diagnóstico de José Mujica, ex-presidente do Uruguai, sobre Nicolás Maduro, presidente da Venezuela: "Está louco como uma cabra". Só para relembrar: incomodado com algumas críticas na questão do referendo revogatório, Maduro havia acusado o uruguaio Luis Almagro, secretário-geral da OEA, de ser agente da CIA. Almagro também respondeu a Maduro, dizendo que se o governante venezuelano impedir o referendo revogatório será "mais um ditador". Pouco antes dessa quizila, Maduro havia acusado um "golpe de Estado" no Brasil.

O louco, como se sabe, afirma inverdades e nelas acredita. O mentiroso as afirma sem ser preciso que acredite. O mentiroso político mente por conveniência. No caso de Maduro, é possível que seja mentiroso e louco. Ou seja, talvez afirme algumas mentiras sem nelas acreditar e afirme outras acreditando dizer a verdade. O sucessor de Chávez conta suas conversas com o ídolo defunto; este em forma de "pajarito". Pois vejam que é mais fácil a conversa do "pajarito" ser verdade do que Almagro ser agente da CIA ou o processo de impeachment de Dilma ser um golpe.

Vejamos o caso do impeachment de Dilma. Se fosse golpe de verdade, como foram os golpes militares no Brasil e no Chile, Dilma deveria ter se exilado, como fez Jango, ou resistido de arma em punho, como fez Allende. Que nada! Dilma está no Palácio da Alvorada, curtindo as nababescas mordomias concedidas pelo governo "golpista".

A mentira deletéria, extrema, é loucura ou crime. Espantoso não é que o louco fale loucuras e que o criminoso diga mentiras; espantoso é que pessoas sãs acreditem em tais loucuras e mentiras. A esquerda chavista, autoproclamada bolivariana (insulto ao Libertador), tem usado a mentira como estratégia para chegar ao poder e permanecer no poder; e a mentira tornou-se seu modo de ser. Isso vem da herança bolchevista e nazifascista, onde a mentira conveniente termina por ser assimilada como verdade.  As alucinações de Maduro não são propriamente pessoais, são antes institucionais, avalizadas pelo partido chavista, o PSUV. Vejam que esse partido criou um novo "Pai Nosso", que reza assim:

"Chávez nosso que estás no céu, na terra, no mar e em nós, os delegados. Santificado seja teu nome. Venha a nós teu legado para levá-lo aos povos daqui e de lá. Dai-nos hoje tua luz para que nos guie a cada dia e não nos deixes cair na tentação do capitalismo, mas livrai-nos da maldade da oligarquia, do crime do contrabando. Porque nossa é a pátria, pelos séculos e séculos. Amém. Viva Chávez"


No Brasil, o partido que melhor representa o chavismo é o PT, cujo ídolo é Lula. É possível que os lulopetistas venham a criar um novíssimo "Pai Nosso": "Lula nosso que estás no céu...etc". A maior escola de bajulação aos líderes foi imposta pelo tirano comunista Stálin na extinta URSS, já com toques de religiosidade. Todavia, o fervor totalitário chegou à sua mais alta expressão doutrinária pela mão de um comunista encarcerado, Antonio Gramsci, que de dentro do sofrimento das prisões fascistas na Itália de Mussolini escreveu os "Cadernos do Cárcere". Hoje em dia, no Brasil, Gramsci é a principal referência da esquerda marxista, que, em grande parte, compõe o lulopetismo. Eis a passagem mais conhecida da doutrina de Gramsci:  


“O moderno Príncipe, desenvolvendo-se, subverte todo o sistema de relações intelectuais e morais, uma vez que seu desenvolvimento significa de fato que todo ato é concebido como útil ou prejudicial, como virtuoso ou criminoso, somente na medida em que tem como ponto de referência o próprio moderno Príncipe e serve ou para aumentar seu poder ou para opor-se a ele. O Príncipe toma o lugar, nas consciências, da divindade ou do imperativo categórico, torna-se a base de um laicismo moderno e de uma completa laicização de toda a vida e de todas as relações de costume”. 


O "moderno Príncipe", no caso de Gramsci, era o Partido Comunista Italiano. Em cada caso particular, será um tipo de partido comunista, com qualquer denominação, ao qual o fanatismo político conduzir a desditada pessoa. Geralmente, o domínio comunista termina por ser unipessoal; do líder, os demais fanáticos serão servos. Com propósitos de exorcismo, já citei inúmeras vezes essa alucinação infernal, esse tipo de oração diabólica de Gramsci, e me parece sempre claro que quem a ela se submete, quem se prostra no altar do "moderno Príncipe", mentirá como quem reza e será capaz de todos os crimes: "louco como uma cabra". Esse é o estágio atual não só de Nicolás Maduro, mas dos militantes que rezam o "Pai Nosso" chavista, dos fanáticos lulopetistas que aceitam qualquer ordem do Lula e que estão indo junto com o ídolo para as profundezas do volume morto.

O alerta de José Mujica sobre a loucura de Nicolás Maduro foi providencial, sendo de lamentar apenas que tenha relacionado as inocentes cabras com um cabra tão safado. Logo as cabras, bichos tão mansos, como celebrados no esplêndido "Soneto de Babilônia e Sertão", do grande Ariano Suassuna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário