Blog Rocha 100

No princípio, criou Deus os céus e a Terra”. Ótima frase para um Blog que navegará 100 fronteiras: dos céus metafísicos à “rude matéria” terrestre. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Pois, somos também deuses, e criadores. Podemos, principalmente, criar a nossa própria vida, com autonomia: isto se chama Liberdade. Vida e Liberdade são de Deus. Mas, quem é “Deus”? Devotos hebreus muito antigos, referiam-se a Ele apenas por perífrases de perífrases. Para Anselmo de Bec, Ele é “O Ser do qual não se pode pensar nada maior”. Rudolf Otto, diante da dificuldade de conceituá-Lo, o fez precisamente por essa dificuldade; chamou-O “das Ganz Andere” (o Totalmente Outro). Há um sem número de conceitos de Deus. Porém, o que mais soube ao meu coração foi este: “O bem que sentimos intimamente, que intuímos e que nos faz sofrer toda vez que nos afastamos dele”. É de uma jovem filósofa: Catarina Rochamonte.

sábado, 12 de março de 2016

"Allons enfants de la Patrie. Le jour de gloire est arrivé!": 13/03

por Washington Rocha
rocha100.blogspot.com.br
 
Domingo 13 de março, dia glorioso que chega. Os brasileiros irão às ruas para libertar a Pátria, para acabar com a tirania da corrupção do PT. Lembrem-se, patriotas, que o PT é uma partido antinação, cúmplice e financiador de ditaduras; que o PT apoia o regime fascista do podre Nicolás Maduro na Venezuela. Lembrem-se, democratas, que o PT é um partido liberticida que, faz tempo, está, juntamente com seus satélites da esquerda autoritária, em campanha para restaurar a censura (coisa que eles chamam de "controle social da mídia", "marco regulatório", etc.). Lembrem-se, defensores da liberdade, que o PT, além de apoiar o regime fascista da Venezuela, é um partido mistificador, mentiroso, inclinado à violência.

A Revolução Francesa abriu o mundo para a democracia moderna. Os democratas não podem permitir que se volte atrás e esta democracia seja destruída pelos reacionários, pelos autoritários, pelos totalitários (de esquerda ou de direita); nem pode permitir que seja aviltada pela corrupção.

Muitas faixas, elaboradas com humor, têm feito a alegria das manifestações contra a corrupção e pelo impeachment; uma delas é esta, de grande sucesso, muito apropriada para encerrar um texto que evoca o Século das Luzes, o alvorecer da moderna democracia:

Liberté, Égalité, Fraternité e Fora Peté!


(em João Pessoa, uma das manifestações deste domingo/13 será na Praia de Tambaú, Busto de Tamandaré, às 15:00 h).  

Nenhum comentário:

Postar um comentário