Blog Rocha 100

No princípio, criou Deus os céus e a Terra”. Ótima frase para um Blog que navegará 100 fronteiras: dos céus metafísicos à “rude matéria” terrestre. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Pois, somos também deuses, e criadores. Podemos, principalmente, criar a nossa própria vida, com autonomia: isto se chama Liberdade. Vida e Liberdade são de Deus. Mas, quem é “Deus”? Devotos hebreus muito antigos, referiam-se a Ele apenas por perífrases de perífrases. Para Anselmo de Bec, Ele é “O Ser do qual não se pode pensar nada maior”. Rudolf Otto, diante da dificuldade de conceituá-Lo, o fez precisamente por essa dificuldade; chamou-O “das Ganz Andere” (o Totalmente Outro). Há um sem número de conceitos de Deus. Porém, o que mais soube ao meu coração foi este: “O bem que sentimos intimamente, que intuímos e que nos faz sofrer toda vez que nos afastamos dele”. É de uma jovem filósofa: Catarina Rochamonte.

segunda-feira, 28 de março de 2016

A mentira do "golpe" se arrastando que nem cobra jararaca pelo chão e a resposta em grau maior da inteligência jurídica

rocha100.blogspot.com.br

A procissão de cobras jararacas continua arrastando perante a opinião pública a mentira de que impeachment é golpe. Não irá longe, a mentira é estúpida e os mentirosos estão a cada dia mais desmoralizados. Das muitas besteiras entoadas nesta procissão pagã na semana passada, infelizmente, temos de destacar um manifesto assinado por oito padres da Paraíba, coisa de se benzer, que vi publicada no site Polêmica Paraíba. Vejam lá a íntegra e, aqui, vejam estes trechos:

"O momento é grave e o problema é muito mais sério do que a maioria da população, informada apenas pela Rede Globo, consegue imaginar. A elite burguesa, branca e historicamente corrupta deste país não está preocupada em acabar com o instrumento que tão bem ela mesma criou para governar e manter-se no poder (a corrupção institucionalizada). Ela está desesperada frente a possibilidade de perder espaço de poder".

"Diante disso DENUNCIAMOS O GOLPE FASCISTA e ANUNCIAMOS NOSSO IRRESTRITO APOIO À LUTA E RESISTENCIA POPULAR".

No Brasil tem Globo, SBT, Record, Rede TV, Rede Brasil, Band, radinho de pilha, impressos em quantidade (muito mais do que em Cuba). E tem a internet, com milhares de sites e blogs, e as redes sociais. E esses padres tão pios afirmam que a maioria da população é "informada apenas pela Rede Globo". Valha-me meu Padim Ciço do Juazeiro! Alguns milhões de pessoas vão às ruas pelo impeachment e esses padres iluminados acham que é tudo gente da "elite burguesa, branca e corrupta". Misericórdia! Isso de chamar todo adversário de fascista, já foi explicado em post anterior que é leviandade, prática costumeira em políticos cretinos, e ainda será mais feia em padres. Valha-me Nossa Senhora do Perpétuo Socorro!

Mas os que dizem que impeachment é golpe não ficaram sem resposta. E vamos nos ater apenas a respostas de juristas. Duras respostas. Eros Grau, por exemplo, ex-ministro do Supremo Tribunal Federal, enviou de Paris uma carta em defesa da democracia em que reafirma o que só os fanáticos cegos do Jararaca não conseguem ver: IMPEACHMENT NÃO É GOLPE. Foi uma carta em grau maior. Já é de amplo conhecimento, mas vá este trecho:

"A afirmação de que a admissão de acusação contra o presidente da República por dois terços da Câmara dos Deputados consubstancia um golpe é expressiva de desabrida agressão à Constituição".

Eros Grau é também uma referência intelectual da esquerda democrática, foi militante do PCB e preso durante a ditadura. Não foi o único ex-ministro do Supremo a se pronunciar contra a mentira de que impeachment é golpe. Outros o fizeram. Vejam o que já dissera Carlos Velloso, ex-presidente do STF:

Falar em golpe é ignorar que é uma medida prevista na Constituição. Agora, a Constituição formula, dá a solução”.

E Carlos Ayres Brito, que também foi presidente do STF, em frase lapidar, já por nós comentada em outro post e nunca assaz repetida:

"Toda previsão constitucional pré-exclui a possibilidade de golpe".

E não apenas ex-ministros, mas também alguns dos atuais vieram a público contestar a mentira do "golpe", da qual os jararacas não largam mão.

O ministro Gilmar Mendes, além de considerar que impeachment não é golpe, acha que os jararacas tentaram dar um golpe no STF. Em compensação, tem jararaca que quer o impeachment do ministro Gilmar Mendes.

Todo mundo deve ter visto na TV a brilhante e incisiva fala do ministro Dias Toffolli sobre a mentira do "golpe", mas não custa recordar este trecho:

“O processo de impeachment é previsto na Constituição e nas leis brasileiras. Não se trata de um golpe. Todas as democracias têm mecanismos de controle, e o processo de impeachment é um tipo de controle”.

Perguntada sobre afirmação da presidente Dilma de que impeachment é golpe, a ministra Cármen Lúcia, elegante como sempre, nem quis acreditar; mas foi firme:

"Não acredito que ela tenha dito que impeachment é golpe porque ele é previsto na Constituição. O que não pode acontecer é que não se observem as regras constitucionais”.

Uma militante da democracia fez um vídeo com o decano do STF, ministro Celso de Melo. Recordemos um trecho:

“O impeachment não pode ser reduzido a um mero golpe de Estado porque o impeachment é um instrumento previsto na Constituição que estabelece regras básicas”.

A Ordem dos Advogados do Brasil, gloriosa OAB de tantas lutas democráticas, não só afirma que impeachment não é golpe como resolveu ingressar na Câmara Federal com novo pedido de impeachment. Seu presidente, Claudio Lamachia, considerou:

"Essa afirmação do governo, com tanta frequência, de que há um golpe em curso me parece ofensiva ao próprio Supremo Tribunal Federal. Se dizem que é golpe, então o Supremo, há poucos dias, regulamentou o golpe. Ou seja, tanto não é golpe que a instância máxima da Justiça, numa sessão histórica, regulamentou o procedimento de impeachment. Isso acaba com a ladainha de golpe".

Certamente, os referidos padres têm todo direito de entoar a ladainha de que o impeachment "é golpe fascista da elite burguesa, branca e corrupta". É ridículo, mas é um direito. Todavia, eles podiam pedir inspiração aos santos para, pelo menos, compor uma ladainha nova, sem os clichês idiotas da esquerda autoritária. Oremos! 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário