Blog Rocha 100

No princípio, criou Deus os céus e a Terra”. Ótima frase para um Blog que navegará 100 fronteiras: dos céus metafísicos à “rude matéria” terrestre. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Pois, somos também deuses, e criadores. Podemos, principalmente, criar a nossa própria vida, com autonomia: isto se chama Liberdade. Vida e Liberdade são de Deus. Mas, quem é “Deus”? Devotos hebreus muito antigos, referiam-se a Ele apenas por perífrases de perífrases. Para Anselmo de Bec, Ele é “O Ser do qual não se pode pensar nada maior”. Rudolf Otto, diante da dificuldade de conceituá-Lo, o fez precisamente por essa dificuldade; chamou-O “das Ganz Andere” (o Totalmente Outro). Há um sem número de conceitos de Deus. Porém, o que mais soube ao meu coração foi este: “O bem que sentimos intimamente, que intuímos e que nos faz sofrer toda vez que nos afastamos dele”. É de uma jovem filósofa: Catarina Rochamonte.

quarta-feira, 30 de março de 2016

A volta do PMDB Velho de Guerra

Por Washington Rocha
rocha100.blogspot.com.br

O PMDB, desde quando ainda se chamava MDB, foi partido decisivo em grandes lutas e vitórias da democracia brasileira. Foi o principal partido na resistência pacífica à ditadura militar, foi decisivo na campanha da Anistia, nas "Diretas Já!" e em todo o processo de reconstrução democrática; inclusive na elaboração da Constituição Cidadã, conduzida pelo grande Ulysses Guimarães. De lá para cá, o PMDB perdeu-se por alguns caminhos, tendo sido sua maior curva de perdição manter-se aliado e sustentáculo dos governos petistas, quando o lulopetismo já havia demonstrado sua vocação autoritária e inescrupulosa, desde o primeiro mandato de Lula da Silva, havendo já o lulopetismo usado dos expedientes mais escusos de desvairada corrupção para submeter as instituições da República com objetivo de se perpetuar no poder.

Na terça-feira 29 de abril, em 3 apoteóticos minutos, ao romper com o governo Dilma/PT, o PMDB deu um primeiro e gigantesco passo para se reencontrar com a sua melhor tradição guerreira, o que poderá ser decisivo na presente luta democrática do Povo Brasileiro, ora massacrado pela inflação, recessão, desemprego, violência e outras tantas desgraças derivadas de um governo apodrecido, que degrada o ambiente social, que empesteia o ar, que já não  se suporta mais, que não pode continuar. Agora, é preciso que o PMDB volte, e sem demora, a ser o PMDB Velho de Guerra, que venha para o campo da luta; nas ruas, no Congresso e em todo lugar: IMPEACHMENT JÁ! 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário