Blog Rocha 100

No princípio, criou Deus os céus e a Terra”. Ótima frase para um Blog que navegará 100 fronteiras: dos céus metafísicos à “rude matéria” terrestre. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Pois, somos também deuses, e criadores. Podemos, principalmente, criar a nossa própria vida, com autonomia: isto se chama Liberdade. Vida e Liberdade são de Deus. Mas, quem é “Deus”? Devotos hebreus muito antigos, referiam-se a Ele apenas por perífrases de perífrases. Para Anselmo de Bec, Ele é “O Ser do qual não se pode pensar nada maior”. Rudolf Otto, diante da dificuldade de conceituá-Lo, o fez precisamente por essa dificuldade; chamou-O “das Ganz Andere” (o Totalmente Outro). Há um sem número de conceitos de Deus. Porém, o que mais soube ao meu coração foi este: “O bem que sentimos intimamente, que intuímos e que nos faz sofrer toda vez que nos afastamos dele”. É de uma jovem filósofa: Catarina Rochamonte.

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

EU SOU O EMBARGO INFRINGENTE / QUE AJUDOU ZÉ DIRCEU - Rochinha das Queimadas também glosa o mote de Vitalzim de Taperoá e Miguezim de Princesa

Vitalzim de Taperoá e Miguezim de Princesa bolaram e glosaram este muito oportuno mote aí do título. Foi tudo publicado no Recanto das Letras (www.recantodasletras.com.br) e republicado em vários Blogs e Portais, inclusive o Portal 100 Fronteiras (www.portal100fronteiras.com.br). Eu gostei demais. Aí liguei para o celular de Rochinha das Queimadas, um primo meu, poeta andarilho que canta "Repente", mais a mulher, a cabrocha Felismina, nas feiras de lá das bandas da região do Trairi no RN. Ele gostou do  mote e fez logo umas glosas, que anotei como pude (se houver algum pé quebrado não terá sido erro do meu primo poeta, mas falha na anotação).


Mote de Vitalzim de Taperoá e Miguezim de Princesa

EU SOU O EMBARGO INFRINGENTE
QUE AJUDOU ZÉ DIRCEU


Glosas de Rochinha das Queimadas, o Gavião Cantador



Sou veneno estricnina,
vidro moído com breu,
sou Zé Pilintra de fogo,
sou um sacerdote ateu,
sou catapora e sarampo,
sou o próprio Zebedeu:
EU SOU O EMBARGO INFRINGENTE
QUE AJUDOU ZÉ DIRCEU.

Sou o safado famoso
que no lodaçal cresceu,
o bandido façanhudo
que à Justiça venceu,
sou o pai dos salafrários,
coice que o jumento deu:
EU SOU O EMBARGO INFRINGENTE
QUE AJUDOU ZÉ DIRCEU.

Sou urso pé de veludo
que escondido comeu,
engabelando os otários,
a grande pança encheu,
e foi muito engraçado,
quase ninguém entendeu:
EU SOU O EMBARGO INFRINGENTE
QUE AJUDOU ZÉ DIRCEU.


Sou bicho de sete capas,
nunca ninguém me venceu,
quando atiro é morte certa,
quem duvidou se fodeu,
Eu dou as cartas de cima,
quem apostar já perdeu:
EU SOU O EMBARGO INFRINGENTE
QUE AJUDOU ZÉ DIRCEU.

Não tem Lero nem tem Melo,
quem manda lá só sou eu,
eu sou a Besta Fubana,
maldição de Asmodeu,
vou ser rei desse Brasil,
o Diabo já prometeu:
EU SOU O EMBARGO INFRINGENTE
QUE AJUDOU ZÉ DIRCEU.

7 comentários:

  1. "Caro Rochinha das Queimadas, genial é pouco para
    > classificar os seus versos. Achei-os verdadeiros e muito
    > divertidos. Só tendo parte com o diabo (refiro-me aos
    > Embargos Infrigentes) para ter tanto poder e derrubar o que
    > teria sido provavelmente nossa última esperança para
    > moralizar um pouco mais o nosso Pais e dar credibilidade ao
    > nosso Poder Judiciário. No julgamenato do mensalão coube
    > ao Ministro Celso de Mello a difícil tareva de decidir com
    > seu voto o rumo do julgamento que estava cinco a cinco. A
    > nossa legislação é tão ambígua que qualquer escolha sua
    > estaria dentro da lei. Então, não levando em
    > consideração a parte técnica, restava-lhe agora a sua
    > consciência. Ai surgem duas alternativa que ele teria de
    > escolher: de um lado a ética e os valores morais e do outro
    > os interesses políticos que estavam em jogo. Infelizmente
    > para o Brasil ele escolheu a segunda alternativa."
    > Lourdes Rocha

    ResponderExcluir
  2. Eita Rochinha bão. Esse tal de infringente é mesmo o cão. Esconjuro!

    ResponderExcluir
  3. Num dianta isperniá, o PT sempre vai ganhá. Quem manda é nóis. Dilma vai sê rinleita e Lula vai vortá. Pra dispois, Zé Dirceu vai dominá. Quem achá rim qui vá si lascá! Assassinado: Zé do Bode do PT.

    ResponderExcluir
  4. Apois, seu Rochinha, eu tumém vô fazê uma cuádrinha:

    Ocês tão é cum invelja
    Do Zé Dirceu campeão
    Se robô foi iscundido
    E ninguém tem prova, não
    Preversamente acusado
    Pois num era chefe, não
    Todos nóis sabe qui o Lula
    É o Poderoso Chefão.

    Assassinado: Zé do Bode do PT

    ResponderExcluir
  5. Porque esse blog só escreve contra o PT. O PT não tem nada de bom? Só tem corrupção no PT? E o mensalão do DEM? E o mensalão do PSDB em Minas Gerais? E FHC que comprou a reeleição?

    ResponderExcluir
  6. Estou com Anônimo acima. Mensalão do PSDB de Minas morreu? Embargo infringente também vai valer para ele. O prefeito de João Pessoa parece ser rapaz correto e é do PT. Em todo partido tem corrupto e gente honesta. Esse blog até parece que só ver corrupção no PT. Abra o olho! Olha as CPis da Assembleia da Paraíba, com primeira dama envolvida e tudo.

    ResponderExcluir
  7. Li com atenção Rochinha das Queimadas e gostei muito dos versos onde tem muita verdade. Discordo em relação ao recurso aprovado pelo STF, que não beneficia esse ou aquele réu, mas pode ser usado tanto por Zé Ninguém como por Zé Dirceu. Gelza Rocha

    ResponderExcluir