Blog Rocha 100

No princípio, criou Deus os céus e a Terra”. Ótima frase para um Blog que navegará 100 fronteiras: dos céus metafísicos à “rude matéria” terrestre. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Pois, somos também deuses, e criadores. Podemos, principalmente, criar a nossa própria vida, com autonomia: isto se chama Liberdade. Vida e Liberdade são de Deus. Mas, quem é “Deus”? Devotos hebreus muito antigos, referiam-se a Ele apenas por perífrases de perífrases. Para Anselmo de Bec, Ele é “O Ser do qual não se pode pensar nada maior”. Rudolf Otto, diante da dificuldade de conceituá-Lo, o fez precisamente por essa dificuldade; chamou-O “das Ganz Andere” (o Totalmente Outro). Há um sem número de conceitos de Deus. Porém, o que mais soube ao meu coração foi este: “O bem que sentimos intimamente, que intuímos e que nos faz sofrer toda vez que nos afastamos dele”. É de uma jovem filósofa: Catarina Rochamonte.

sábado, 9 de junho de 2012

José 'Pepe' Mujica, um socialista de verdade

A doutrina socialista prega a distribuição mais igualitária possível das riquezas e postula um governo de trabalhadores. O marxismo é um socialismo radicalizado, adepto da violência como caminho para construção da igualdade, inclusive a violência do Estado Socialista, na forma de "Ditadura Revolucionária do Proletariado". Muitas vezes, porém, na prática a teoria é outra. Tem muito socialista que só gosta de distribuir riqueza se for a dos outros. Ver hoje em dia um socialista que pratica o que fala, especialmente quando chega ao poder, é uma raridade e um espanto. Espantem-se, pois, com o Presidente do Uruguai, o ex-guerrilheiro tupamaro José 'Pepe' Mujica.
Eleito em 2009, assumindo em 2010, o Presidente Mujica recusou morar no Palácio do Governo, permanecendo na casa humile do seu pequeno sítio (20 hectares), em um bairro operário a 20 minutos do centro de Montevidéu. O trecho de 20 minutos ele percorre no seu fusca ano-1987, uma lata velha avaliada em 1.925 dólares. O salário do Presidente do Uruguai é de 12.500 dólares mensais. Ele doa 90 por cento para programas sociais. Do que resta, ainda tira uma parte para pagar o tratamento de uma irmã esquizofrênica.
O socialismo chegou ao poder também no Brasil, com o Partido dos Trabalhadores, cujos principais dirigentes são marxistas (menos Lula, que nunca leu uma página de Marx, sendo esta, segundo o amigo Delfim Neto, sua melhor qualidade). Os socialistas brasileiros poderiam seguir a prática e os conselhos do Presidente Mujica. Vejam alguns destes conselhos, excelentemente socialistas:

"Viver como pobre é a única maneira de libertar-se das pressões da sociedade de consumo";

"Temos de escapar da escravidão que impõe a dependência material";

"Se você se deixar arrastar pelas pressões da sociedade de consumo, não existe dinheiro que alcance, não tem fim, é infinito".

Mas não, os socialistas brasileiros não seguiram os conselhos do socialista uruguaio. O ex-presidente Lula, segundo a revista Forbes, acumulou uma fortuna bilionária (a Forbes, um bastião do capitalismo, certamente é suspeita; mas que o Luís Inácio fez um pé de meia e cultiva hábitos caros, lá isso é verdade). Outro socialista que gosta de dinheiro e cultiva hábitos caros é o Zé Dirceu. Tendo o mandato de deputado cassado, dedicou-se o Zé ao ramo das consultorias milionárias, tendo como clientes vários capitalistas do planeta, inclusive o mexicano Carlos Slim, o homem mais rico do mundo. Outra maravilha do socialismo brasileiro é o Antonio Palocci, oriundo do trotskismo, a corrente mais radical do marxismo. O ex-ministro socialista Palocci, também consultor, conseguiu, com suas consultorias, levantar, em poucos meses, uns 20 milhões de reais.

Enfim, a coisa mais difícil no Brasil é encontrar um destacado socialista que seja pobre. Pelo contrário, os mais destacados deles deixaram-se "arrastar pelas pressões da sociedade de consumo", onde, como ensina o sábio Mujica, "não existe dinheiro que alcance, não tem fim, é infinito".

Ainda não teve fim este post. É que me lembrei do detalhe da gravata. Perguntado sobre gravatas, que não usa, respondeu o Presidente Mujica: "Só usei na clandestinidade. Era parte do disfarce. Os italianos inventaram a indústria da gravata e ganham muito dinheiro com isso. Mas é algo que não funciona. Pura frescura masculina".

Porque me lembrei do detalhe da gravata? Por causa de outro destacado socialista brasileiro, o Márcio Thomaz Bastos, ex-ministro da Justiça do Governo Lula, advogado dos mais requisitados e riquíssimo. Pois, apesar de riquíssimo, Thomaz Bastos foi em busca do infinito e aceitou trabalhar para o contraventor Carlinhos Cachoeira, por 15 milhões de reais (parece que, até agora, só recebeu minguados 5 milhões). E onde está o detalhe da gravata? É que, na primeira audiência do Cachoeira na CPMI, o advogado Thomaz Bastos deixou todo mundo de queixo caído pelo garbo e elegância; elegância esta em que se destacava uma gravata da mais fina marca italiana.

Já que não encerrei o post naquele "Enfim", vou acrescentar mais alguns parágrafos, para mostrar outra coisa, se não espantosa, pelo menos, intrigante. O Presidente Pepe Mujica, sendo radical nos hábitos socialistas, não o é nos pontos da doutrina. Os socialistas brasileiros, em doutrina, são bem mais radicais. Vejam mais um exemplo do pensamento político de Mujica:

"A estatização é uma solução que foi abandonada. Trata-se de uma receita perfeita para desenvolver uma burocracia opressora. Continuo sendo socialista porque sou inimigo da exploração do homem pelo homem. Isso não inclui defender um Estado grande e um funcionalismo inchado. Seria um Desastre".

Certamente, os socialistas brasileiros haverão de considerar Mujica um perigoso reacionário liberal. E ainda mais por este outro ensinamento:

"A melhor lei de imprensa é a que não existe".

Como se sabe, e o presidente do PT, Rui Falcão, deixou claro, hoje, a grande bandeira do socialismo petista é o restabelecimento da censura, através do que eles chamam de "controle social da mídia", ou "democratização da imprensa", ou "ley de los médios", ou qualquer outra embromação.

Enfim, o último enfim. Se o uruguaio José 'Pepe' Mujica for um autêntico socialista, os socialistas brasileiros serão mais falsificados do que uísque paraguaio.

  

5 comentários:

  1. Este sim é um verdadeiro socialista.O presidente Mujica deve estar decepcionado com seus colegas "socialistas"do Brasil.Nem precisa ficar só com petistas.No PSB (partido socialista brasileiro)tem governador que só distribue cara feia,demissão em massa,prepotência e "tapinhas" no bumbum de amigos desobedientes...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, caro anônimo das 12:52, Rocha 100 esqueceu de dizer que o Presidente Mujica cedeu o Palácio Presidencial para abrigar desabrigados. Esse governador do PSB, que você fala aí, se é quem eu estou pensando, um que se parece muito com o Brad Pitt; se for esse, ele, além de ocupar o Palácio do Governo, mora numa imensa e luxuosa granja, em bairro nobre. Pelo menos a granja, se ele fosse socialista, poderia ser cedida para abrigar desabrigados, ou uma outra finalidade social: Lar para Idosos, Creche, qualquer coisa assim. Mas não, a esplêndida granja-mansão, cuja manutenção é uma fábula, serve apenas para usufruto do governador socialista e sua linda esposa.

      Excluir
  2. Creio que as pessoas que escrevem e lem este blog precisam ler um pouco mais. O que viabilzou a eleição de Pepe Mujica no Uruguai foi justamente a chegada de Lula no poder. Pepe nunca negou sua adimiração por Lula, e o tem como modelo.
    A propósito, Lula milionário? Quanto custa uma cobertura em S. Bernardo do Campo? Deixem de preconceito e façam uma avaliação objetiva das coisas ...

    ResponderExcluir
  3. Falta de checar a informação leva a erro....nunca aa revista Forbes publicou que Lula se tornara bilionário. é verdade que ela está longe de ser pobre. Atualmente, é um classe média alta. O

    ResponderExcluir
  4. Entao a emenda saiu-se muito melhor que o soneto, Sr. Anonimo.

    ResponderExcluir