Blog Rocha 100

No princípio, criou Deus os céus e a Terra”. Ótima frase para um Blog que navegará 100 fronteiras: dos céus metafísicos à “rude matéria” terrestre. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Pois, somos também deuses, e criadores. Podemos, principalmente, criar a nossa própria vida, com autonomia: isto se chama Liberdade. Vida e Liberdade são de Deus. Mas, quem é “Deus”? Devotos hebreus muito antigos, referiam-se a Ele apenas por perífrases de perífrases. Para Anselmo de Bec, Ele é “O Ser do qual não se pode pensar nada maior”. Rudolf Otto, diante da dificuldade de conceituá-Lo, o fez precisamente por essa dificuldade; chamou-O “das Ganz Andere” (o Totalmente Outro). Há um sem número de conceitos de Deus. Porém, o que mais soube ao meu coração foi este: “O bem que sentimos intimamente, que intuímos e que nos faz sofrer toda vez que nos afastamos dele”. É de uma jovem filósofa: Catarina Rochamonte.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

A pesquisa Ipespe, o rebelado Agra e as nuvens

A não ser em casos excepcionais, compro (em sentido figurado, claro) as pesquisas eleitorais pelo valor de face. A face da mais recente pesquisa para a eleição de prefeito de Jampa-PB (Ipespe-Jornal da Paraíba) consolida opinião que eu já tinha formado; quer pela interlocução com dezenas de pessoas, quer pela análise das pesquisas anteriores. Todavia, a nuvem política não haveria de estar exatamente igual. Vejamos os cenários:

cenário 1

José Maranhão (PMDB) 22%
Cícero Lucena (PSDB) 19%
Luciano Cartaxo (PT) 7%
Estelizabel Bezerra (PSB) 5%
Toinho Sopão (PTN) 4%
Geraldo Amorim (PDT) 2%
Nonato Bandeira (PPS) 1%
Major Fábio (Dem) 1%
Ítalo Kumamoto (PSC) 0%
Lourdes Sarmento (PCO) 0%
Antônio Radical (PSTU) 0%
Nenhum-Brancos-Nulos 16%
Não sabem-Não responderam 23%

No cenário 2, com Luciano Agra no lugar de Estelizabel, temos:

José Maranhão (PMDB) 21%
Cícero Lucena (PSDB) 18%
Luciano Agra (PSB) 10%
Luciano Cartaxo (PT) 7%
 Para os outros pré-candidatos, que têm nada ou quase nada, nada mudou. Sobre a opinião consolidada, só posso "chover no molhado", em seguida, falarei das novas nuances da nuvem.

O ex-governador Zé Maranhão (PMDB), se pular neste São João a fogueira da ficha limpa, é o favorito. Cícero Lucena (PSDB), se pular as fogueirinhas que restam dos velhos processos, vai disputar o segundo turno com o favorito Zé Maranhão. Estelizabel Bezerra (a simpática Estela, do PSB) está fora, não corre perigo nem de ir ao segundo turno. Parece-me, a Estela, pelo pouco que dela conheço, pessoa de grandes qualidades: ativa, competente, bem falante, simpática, etc. O que a derruba não é, portanto, ela mesma; quem a derruba é ele mesmo..., o cara, governador Ricardo Coutinho. O cara, que já foi senhor de uma antipatia glamourizada (utilizada, inclusive, em uma bem feita propaganda no guia eleitoral da eleição passada), tornou-se um antipático sem glamour, insuportável. Diferentemente do outro "cara", que foi capaz de eleger um poste, esse cara daqui da Paraíba será capaz de perder até para um poste; pelo menos em Jampa.

As novas nuances da nuvem:

1) A candidatura de Luciano Cartaxo travou. A empolgação que houve com a brilhante vitória sobre a ala entreguista-fisiológica do PT-Jampa perdeu fôlego. O motivo, ao certo, não sei. Especulo, todavia, que tenha relação com os desatinos do PT a nível nacional. Destaque-se: as maquinações petistas para restabelecer a censura, intenção abertamente declarada em um discurso cretino de Rui Falcão, presidente nacional do PT; a prepotência coronelista de Lula da Silva em São Paulo, onde humilhou e defenestrou Marta Suplicy para impor um candidato 3 por cento; os avanços de Lula da Silva sobre o Supremo Tribunal Federal para tentar adiar (ou melar) o julgamento do mensalão.
Certamente, o PT de Jampa tem como recuperar o fôlego e disputar o segundo turno. Chegando lá, a nuvem estará tão diferente que nem adianta fazer, agora, qualquer prognóstico. Mas, vejam bem e olhem para cima: se a nuvem mudar na direção da nova nuance que vou anunciar, ficará escuro para a canditura do PT.
2) A rebeldia do prefeito Luciano Agra empolgou. Se vencer a disputa interna no PSB, derrotando a favorita do rei, sua candidatura será competitiva. De imediato, desbancará o terceiro lugar do outro Luciano. Este novo Luciano Agra, livre do medonho jugo ricardista, redivivo pela rebeldia, está tão entusiasmado que já disse uma tolice eufórica, lá na "festa dos chapéus", no Clube Cabo Branco: "Vamos unir forças para ganhar ainda no primeiro turno". Essa estória de dizer que ganha no primeiro turno não é aconselhável nem para quem já é oficialmente candidato e está muito na frente nas pesquisas, muito menos será para quem nem sequer venceu a disputa interna.

Feliz início de semana para todos, e até a próxima nuvem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário