Blog Rocha 100

No princípio, criou Deus os céus e a Terra”. Ótima frase para um Blog que navegará 100 fronteiras: dos céus metafísicos à “rude matéria” terrestre. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Pois, somos também deuses, e criadores. Podemos, principalmente, criar a nossa própria vida, com autonomia: isto se chama Liberdade. Vida e Liberdade são de Deus. Mas, quem é “Deus”? Devotos hebreus muito antigos, referiam-se a Ele apenas por perífrases de perífrases. Para Anselmo de Bec, Ele é “O Ser do qual não se pode pensar nada maior”. Rudolf Otto, diante da dificuldade de conceituá-Lo, o fez precisamente por essa dificuldade; chamou-O “das Ganz Andere” (o Totalmente Outro). Há um sem número de conceitos de Deus. Porém, o que mais soube ao meu coração foi este: “O bem que sentimos intimamente, que intuímos e que nos faz sofrer toda vez que nos afastamos dele”. É de uma jovem filósofa: Catarina Rochamonte.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Girassóis em chamas: a rebelião de Agra, o discurso arrogante de Ricardo, baixaria coletiva e a "prática marxista"

Ontem, quinta-feira, num discurso longo e arrogante, bem ao seu estilo, feito lá no Hotel Ouro Branco, em aberta campanha para sua candidata a prefeita de Jampa-PB, Estelizabel Bezerra (a Estela), o governador Ricardo Coutinho, dono do PSB da Paraíba, disse, lá pelas tantas: "Não vale baixaria nem disputa pequena". Em seguida, revelou a intenção de "dar três palmadas na bunda" do prefeito Luciano Agra. Expressão um tantinho baixa, pois não?

O girassol-rei não está sozinho nas baixarias contra o correligionário e ex-aliado, alguns girassóis vassalos o acompanham nessa, digamos assim, "prática marxista". Como meteu-se o marxismo nessa briga? Foi assim: criticando algumas atitudes do prefeito Agra, o presidente do PSB-JP, Ronaldo Barbosa disse: "Esse não é um comportamento da prática marxista". Que o PSB seja marxista, fiquei sabendo agora. É uma informação importante, mas Barbosa deve completar a informação: a) consta do programa do partido a doutrina marxista?; b) é marxista revolucionário, bolchevista?; c) prega a "ditadura do proletariado"?; d) sua principal regra de organização é o "centralismo democrático", tal como rege o marxismo-leninismo?
Enquanto o dirigente socialista-marxista elabora as respostas, vamos analisar mais um trecho da "fala do rei", e ainda alguma coisa sobre "prática marxista".

Da fala de Ricardo: "Não se deve permitir que secretário ou secretária mande num governo, porque se for assim não precisa de governante"

Ricardo está insinuando (no contexto, está afirmando) que o prefeito Agra é pau mandado dos secretários (a secretária em questão, claro, é Roseana Meira, ex-esposa do prefeito). Se a insinuação de Ricardo condiz com a verdade, não sei. Mas sei o seguinte: a) tal insinuação é disputa pequena; b) prefeito não deve ser pau mandado de secretários, nem de governador, nem de ninguém; c) Ricardo exigia do prefeito Agra que fosse seu pau mandado; d) o prefeito Agra deixou de ser pau mandado de Ricardo - no que, aliás, fez muito bem -; e) se conseguir eleger Estela, Ricardo exigirá dela que seja pau mandado.

Sobre "prática marxista": o presidente do PSB-JP, o já referido marxista Ronaldo Barbosa, levantou suspeição sobre reunião que o prefeito Agra anunciou para amanhã - 02 de junho -, e encaminhou à Justiça documento onde procura resguardar o partido que dirige de possível ilegalidade (campanha fora de época, com agravante de uso da máquina administrativa) na dita reunião; oficialmente, diz o dirigente, o PSB nada tem a ver com a iniciativa do filiado Agra. Justa precaução. Mas ele fez isso logo depois de o governador, seu chefe, comandar uma reunião - onde o que mais tinha era gente remunerada pelo governo estadual - de propaganda antecipada e promoção escancarada da pré-candidata Estelizabel Bezerra. Deduzo que esta seja uma "prática marxista". Mas é também burra. Com efeito, se a Justiça Eleitoral vier a penalizar o prefeito e pré-candidato Agra por campanha antecipada na reunião do sábado, da mesma forma penalizará o governador e sua pré-candidata pela reunião da quinta. Se o marxista praticante Ronaldo Barbosa pretender que a Justiça seja parcial, estará praticando mal. E terminará por se dar mal.

Ressalve-se, por justiça, que a pré-candidata Estela tem se mantido longe de baixarias, comportando-se sempre com elegância. Devo mesmo dizer que tenho pela Estela admiração e simpatia. Pelo pouco que conheço dela, acho que, se fosse eleita, uma vez no cargo, não aceitaria ser pau mandado: mandaria Ricardo lamber sabão (ou comer o sabão inteiro) em muito menos tempo do que o fez o prefeito Agra.


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário