Blog Rocha 100

No princípio, criou Deus os céus e a Terra”. Ótima frase para um Blog que navegará 100 fronteiras: dos céus metafísicos à “rude matéria” terrestre. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Pois, somos também deuses, e criadores. Podemos, principalmente, criar a nossa própria vida, com autonomia: isto se chama Liberdade. Vida e Liberdade são de Deus. Mas, quem é “Deus”? Devotos hebreus muito antigos, referiam-se a Ele apenas por perífrases de perífrases. Para Anselmo de Bec, Ele é “O Ser do qual não se pode pensar nada maior”. Rudolf Otto, diante da dificuldade de conceituá-Lo, o fez precisamente por essa dificuldade; chamou-O “das Ganz Andere” (o Totalmente Outro). Há um sem número de conceitos de Deus. Porém, o que mais soube ao meu coração foi este: “O bem que sentimos intimamente, que intuímos e que nos faz sofrer toda vez que nos afastamos dele”. É de uma jovem filósofa: Catarina Rochamonte.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Luciano + Luciano e um reinado caindo de podre

O WSCOM dá notícia de que o apoio do prefeito Luciano Agra (ex PSB) a Luciano Cartaxo (PT) está vindo a galope, e já trazendo o vice de Cartaxo na garupa. Este vice é Nonato Bandeira (PPS). E não é só notícia que o WSCOM traz, mas também uma análise do próprio WS (Walter Santos). Tenho pouco a acrescentar à excelência analítica de Walter. Vão aí estas poucas linhas.
A soma dos dois Lucianos é soma graúda, podendo levar o Cartaxo para o segundo turno. Falei disso no post anterior, como também falei que a candidatura de Nonato Bandeira (PPS) a prefeito não tinha futuro. Porém, Nonato Bandeira pode ser, nas circunstâncias, o melhor vice para o candidato do PT.
A candidatura de Bandeira, dizia eu no post anterior, era frágil por não convencer nem como candidatura de oposição nem de situação. Agora, compondo com Cartaxo, Nonato vem, de fato e com efeito, para a oposição. E o primeiro efeito é escancarar a fragilidade do reinado girassol, que, de fato e com defeito, está caindo de podre. O defeito primeiro e maior do reinado girassol é o autoritarismo; autoritarismo este que se vai estiolando com as seguidas rebeliões e defecções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário