Blog Rocha 100

No princípio, criou Deus os céus e a Terra”. Ótima frase para um Blog que navegará 100 fronteiras: dos céus metafísicos à “rude matéria” terrestre. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Pois, somos também deuses, e criadores. Podemos, principalmente, criar a nossa própria vida, com autonomia: isto se chama Liberdade. Vida e Liberdade são de Deus. Mas, quem é “Deus”? Devotos hebreus muito antigos, referiam-se a Ele apenas por perífrases de perífrases. Para Anselmo de Bec, Ele é “O Ser do qual não se pode pensar nada maior”. Rudolf Otto, diante da dificuldade de conceituá-Lo, o fez precisamente por essa dificuldade; chamou-O “das Ganz Andere” (o Totalmente Outro). Há um sem número de conceitos de Deus. Porém, o que mais soube ao meu coração foi este: “O bem que sentimos intimamente, que intuímos e que nos faz sofrer toda vez que nos afastamos dele”. É de uma jovem filósofa: Catarina Rochamonte.

sábado, 7 de abril de 2012

Nonato: pode ser Bandeira ou pode ser trapo

Nonato Bandeira abriu mão da Secretaria de Comunicação do governo estadual para firmar sua candidatura a prefeito de João Pessoa. O lema de campanha, levantado em faixas por seus partidários, é vistoso: "Temos Bandeira!".
Candidato pelo PPS, Nonato terá de enfrentar o chefe-girassol e sua favorita, do PSB, a graciosa flor Estela. Se levar sua candidatura até o fim, até às urnas de outubro, muito provavelmente Nonato não será eleito. Mas a rebeldia terá valido a pena: o PPS terá, para vindouras lutas, uma bandeira de verdade.
Todavia, escaldados com o contorcionismo do maleável prefeito Agra, alguns observadores da cena política desconfiam que um novo circo está sendo armado, e que mais na frente o dono do circo colocará Nonato no seu devido lugar, provavelmente o lugar de vice da estrela Estela.
Não quero crer. Mas se Nonato se prestar a tal papel, descerá de Bandeira a trapo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário