Blog Rocha 100

No princípio, criou Deus os céus e a Terra”. Ótima frase para um Blog que navegará 100 fronteiras: dos céus metafísicos à “rude matéria” terrestre. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Pois, somos também deuses, e criadores. Podemos, principalmente, criar a nossa própria vida, com autonomia: isto se chama Liberdade. Vida e Liberdade são de Deus. Mas, quem é “Deus”? Devotos hebreus muito antigos, referiam-se a Ele apenas por perífrases de perífrases. Para Anselmo de Bec, Ele é “O Ser do qual não se pode pensar nada maior”. Rudolf Otto, diante da dificuldade de conceituá-Lo, o fez precisamente por essa dificuldade; chamou-O “das Ganz Andere” (o Totalmente Outro). Há um sem número de conceitos de Deus. Porém, o que mais soube ao meu coração foi este: “O bem que sentimos intimamente, que intuímos e que nos faz sofrer toda vez que nos afastamos dele”. É de uma jovem filósofa: Catarina Rochamonte.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Se dependesse de Lula, o mundo acabaria logo

Gilberto Carvalho, que foi ministro de Lula, agora, funcionalmente, é ministro de Dilma. Porém, de coração, ele  continua todo de Lula, a quem já declarou, emocionado, sua idolatria: "Por esse homem eu posso morrer".
Dito isso, espantou-me ver o Gilbertinho culpar pessoas como Lula pelo fim do mundo. Nesta quinta-feira, 26, no "Seminário Diálogos Sociais: Rumo ao Rio + 20", um preocupado Gilberto pôs a culpa de uma possível catástrofe ambiental nos ricos, que consomem além das possibilidades de sustentabilidade do planeta. Ora, nunca antes na história deste país, um rico consumiu com o apetite do ex-presidente Lula: jatinho pra lá e pra cá, com um consumo estratosférico de gasolina; uísque, cerveja e cachaça em quantidades capazes de abalar as reservas mundiais de malte, cevada e cana de açucar; acepipes os mais saborosos, para ele e muitos amigos nos jantares do Palácio (e na Granja, então, pela festa do São João, era de acabar os estoques nacionais de milho e vinho Jurubeba). Isso e tudo mais a que dá direito as mordomias oficiais, o cartão corporativo e as pensões acumuladas.
Se Lula tivesse ouvido os conselhos de Gilbertinho, o mundo estaria longe de acabar.

Um comentário:

  1. Lula não é o único consumidor voraz do PT. Toda a turma do cartão corporativo faz um estrago grande. Os milionários Zé Dirceu e Palocci, com suas festas opíparas, estão esgotando os recursos do planeta. Esses burgueses são terríveis.

    ResponderExcluir