Blog Rocha 100

No princípio, criou Deus os céus e a Terra”. Ótima frase para um Blog que navegará 100 fronteiras: dos céus metafísicos à “rude matéria” terrestre. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Pois, somos também deuses, e criadores. Podemos, principalmente, criar a nossa própria vida, com autonomia: isto se chama Liberdade. Vida e Liberdade são de Deus. Mas, quem é “Deus”? Devotos hebreus muito antigos, referiam-se a Ele apenas por perífrases de perífrases. Para Anselmo de Bec, Ele é “O Ser do qual não se pode pensar nada maior”. Rudolf Otto, diante da dificuldade de conceituá-Lo, o fez precisamente por essa dificuldade; chamou-O “das Ganz Andere” (o Totalmente Outro). Há um sem número de conceitos de Deus. Porém, o que mais soube ao meu coração foi este: “O bem que sentimos intimamente, que intuímos e que nos faz sofrer toda vez que nos afastamos dele”. É de uma jovem filósofa: Catarina Rochamonte.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Ricardo Coutinho: "Não me deixem só!"

O projeto autoritário, imperial e megalomaníaco de Ricardo Coutinho, o girassol-rei, está murchando. Nem preciso falar das brigas entre os antigamente disciplinados girassóis: são manchete em todos os portais, com destaque para a formidável briga de saias, onde entrou até a primeira dama que veio lá da Bahia, com as suas twitadas. Mas quem rodou mesmo a baiana foi a vereadora Sandra Marrocos, recebendo em resposta uma rasteira do tipo "meia lua inteira" da secretária Roseana Meira.
Vamos comentar o que todo mundo já sabe: o prefeito de João Pessoa está trabalhando contra a candidata do governador. E isto significa que a candidatura de Estelizabel acabou. Resta chorar as pitangas. Coisa que o Rosas, presidente estadual do PSB, fez, em uma carta sem nexo, onde pede demissão e cobra obediência do prefeito a quem deve obediência. O prefeito Agra, aliás, deu-lhe boa resposta, dizendo que o pedido de demissão era "coerente", já que o Rosas orbita o astro estadual, enquanto mantinha emprego em gestão municipal. Outra boa resposta, foi a de Roseana a Sandra, que a havia chamado de desagregadora. Roseana disse, com razão, que em janeiro, quando ainda se contava com a naturalíssima candidatura do prefeito Luciano Agra, o PSB encabeçava uma forte coligação de 15 partidos, arrematando com uma pergunta: "E hoje?". Eu ouvi a resposta da boca de Giovanni Meireles, no seu programa campeão de audiência: "Zero". Pois é, até agora, a candidatura de Estelizabel desagregou tudo e não agregou nada. Nadica de nada. Não é por culpa dela, que é uma flor de pessoa, mas por culpa do rei-sol, que se transformou no tirano mais chato que já se viu. Gilvan Freire diz que ele, o tirano-girassol, é "inafetivo". Chato, inafetivo, perseguidor, picuinha, intratável. Destratou até o senador Cássio Cunha Lima, a quem deve a eleição. O deputado Toinho do Sopão chegou quase a implorar a Cássio para que se livre de Ricardo Coutinho: "Cássio, o povo te ama!". Mais cedo ou mais tarde, Cássio vai ouvir este apelo. Provavelmente no início do próximo ano, depois da acachapante derrota do esquema laranja-girassol aqui em Jampa.
Enfim, o girassol-rei reina cada vez menos. Não falta muito, Ricardo Coutinho estará isolado, clamando no deserto da sua arrogância, feito outro arrogante famoso que deu com os burros n'água: "Não me deixem só!".    

3 comentários:

  1. Esse Reicardo, ou Ruimcardo, ou Ruimcardido, sei lá!, esse é um mala sem alça e muito pesada; quem tiver que carregar, não sai do lugar.

    ResponderExcluir
  2. Ricardo está seguindo direitinho a receita Collor. O fim é previsível.

    ResponderExcluir
  3. Por mim fica sozinho e já está demorando.

    ResponderExcluir