Blog Rocha 100

No princípio, criou Deus os céus e a Terra”. Ótima frase para um Blog que navegará 100 fronteiras: dos céus metafísicos à “rude matéria” terrestre. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Pois, somos também deuses, e criadores. Podemos, principalmente, criar a nossa própria vida, com autonomia: isto se chama Liberdade. Vida e Liberdade são de Deus. Mas, quem é “Deus”? Devotos hebreus muito antigos, referiam-se a Ele apenas por perífrases de perífrases. Para Anselmo de Bec, Ele é “O Ser do qual não se pode pensar nada maior”. Rudolf Otto, diante da dificuldade de conceituá-Lo, o fez precisamente por essa dificuldade; chamou-O “das Ganz Andere” (o Totalmente Outro). Há um sem número de conceitos de Deus. Porém, o que mais soube ao meu coração foi este: “O bem que sentimos intimamente, que intuímos e que nos faz sofrer toda vez que nos afastamos dele”. É de uma jovem filósofa: Catarina Rochamonte.

sábado, 14 de abril de 2012

Fraca em entrevista, ruim nas pesquisas e toda enrolada: a estrela de Estela não brilha

A preço de hoje, com minguados 7,7% de intenção de voto (segundo Correio/Consult), Estelizabel Bezerra, do PSB, candidata do governador Ricardo Coutinho para a Prefeitura de João Pessoa, não vai ao segundo turno. A preço de amanhã, pelo soprar do vento, será pior.
Ela tem se mostrado uma espécie de Fernando Haddad de saias. O candidato do PT a prefeito de São Paulo não decola, travou em 3%. Os 7,7 da Estela são sempre melhores que os 3,0 do Fernando. Mas este espera o socorro do ex-presidente Lula, enquanto aquela carrega o peso do governador Ricardo Coutinho. Não tem candidato que possa com esse peso. O girassol-rei tornou-se o governador mais desgastado, mais rejeitado e mais hostilizado da história da Paraíba. Não bastasse esse fardo com que arca desde o lançamento da sua candidatura - mas talvez por consequência desse fardo original -, seguidas pedras de tropeço se acumulam no caminho da candidata girassol. Vejamos rapidamente algumas últimas:
a) Não só o PT decidiu por candidatura própria como a candidatura de Luciano Cartaxo cresce no eleitorado de esquerda, presumidamente o eleitorado potencial do socialismo-laranja. Tanto, que Cartaxo já superou Estela e entrou na a briga pelo segundo turno;
b) O prefeito Agra, seguidamente humilhado pelo chefe-girassol, forçou-se a dizer que apóia a favorita do rei, mas extravasa mágoas. A turma do "Volta Agra!" continua inconformada e tende a transformar a mágoa em rejeição e hostilidade à candidata oficial (não exatamente chapa-branca, mas chapa-laranja);
c) O girassol rebelde (será?) Nonato Bandeira continua embandeirando a candidatura pelo PPS. Por enquanto. Mas, por enquanto, atrapalha muito. Obteve 2,4% na pesquisa Correio/Consult. Para se eleger é pouco, mas para atrapalhar a candidata de Ricardo, é muito: significam, esses ínfimos 2,4%, mais de 30% dos poucos 7,7% de Estela.
d) Girassóis se despetalam em brigas públicas, expondo o desmazelo do jardim;
e) Sobre girassóis e laranjas, escândalos novos sucedem os velhos, com tal regularidade que até enfastia;
f) Porém, um escândalo diferente veio quebrar a modorra: a Secretaria da Saúde do Governo Laranja foi flagrada, em vídeo, na prática de crime eleitoral.

Deve ter mais, mas chega. Seria de desanimar; contudo, os apoiadores de Estela confiam nos seus dotes de oratória, na sua desenvoltura em entrevistas e debates. Pode ser; ontem não foi. Ontem ela foi entrevistada por um dos melhores entrevistadores do Brasil, o Padre Albeni, no programa Bastidores, da TV Master. Não chegou a ser um fiasco, mas foi fraquinha. O Padre, aliás, parece-me que abrandou com a moça, talvez por cavalheirismo. Não a apertou tanto quanto costuma apertar os marmanjos. O irreverente Padre que não é padre (parece que foi seminarista, ou coroinha; sei lá!), não deixou de fazer perguntas embaraçosas, mas não replicou as respostas. Tendo passado quase todo tempo tentando esclarecer nebulosidades, a entrevistada não teve oportunidade de dizer nada de claramente positivo. E cometeu, parece-me, uma imprudência que pode azedar ainda mais seu relacionamento com o prefeito Agra: por duas vezes referiu-se ao "declínio" da candidatura de Agra. Será que o pobre prefeito, depois de tantas humilhações, vai ser obrigado a engolir a avaliação de político "declinante"?

Enfim, a candidatura laranja-girassol de Estelizabel está acabando; antes de começar.

5 comentários:

  1. Se Zé limpar a ficha, se elege. Se não, pode ser Ciço. Isso se a ficha de Ciço não ficar suja. Se Zé e Ciço ficarem fora, se elege Cartaxo. Só quem não se elege, de jeito nenhum, é quem tiver o apoio do ditador Ruimcardo.

    ResponderExcluir
  2. Muito bem colocado. A estrela de Estela, que não é PT, felizmente para o PT, emperrou,está ofuscada, e se fizer algum movimento ainda, será para baixo igual a estrela cadente. Também com um sol igual a Ricardo em cima da cabeça, não há quem não se queime... Maranhão não é ficha suja. É limpíssimo e, creio, vencerá desta vez. Luciano,o Cartaxo, estrelissima do PT, tem chance de 2 turno... Vamos ver.

    ResponderExcluir
  3. Quanto mais escuto e vejo Estelizabel mais chata acho. Não diz coisa com coisa. Desiste de desistir Agra!!!!!!!!!! Topa a parada home!

    ResponderExcluir
  4. EITA GENTINHA SEM RUMO. TENHO ALGUMAS PERGUNTAS A FAZER QUEM É O GOVERNADOR DO ESTADO? RICARDO COUTINHO, QUEM PERDEU A ELEIÇÃO PRA GOVERNADOR EMBORA AS PESQUISAS APONTSEM QUE ELE GANHARIA COM AMPLA MARGEM DE VOTOS? MARANHÃO, QUEM ESTA NA FRENTE DAS PESQUISAS PARA PREFEITO DE JOÃO PESSOA? MARANHÃO NA FRENTE DE NOVO, QUEM SERA ELEITO PREFEITO EMBORA ESTEJA HOJE ATRS NAS PESQUISAS? ESTELIZABEL.

    ResponderExcluir