Blog Rocha 100

No princípio, criou Deus os céus e a Terra”. Ótima frase para um Blog que navegará 100 fronteiras: dos céus metafísicos à “rude matéria” terrestre. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Pois, somos também deuses, e criadores. Podemos, principalmente, criar a nossa própria vida, com autonomia: isto se chama Liberdade. Vida e Liberdade são de Deus. Mas, quem é “Deus”? Devotos hebreus muito antigos, referiam-se a Ele apenas por perífrases de perífrases. Para Anselmo de Bec, Ele é “O Ser do qual não se pode pensar nada maior”. Rudolf Otto, diante da dificuldade de conceituá-Lo, o fez precisamente por essa dificuldade; chamou-O “das Ganz Andere” (o Totalmente Outro). Há um sem número de conceitos de Deus. Porém, o que mais soube ao meu coração foi este: “O bem que sentimos intimamente, que intuímos e que nos faz sofrer toda vez que nos afastamos dele”. É de uma jovem filósofa: Catarina Rochamonte.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

viúvas: não se deixem esfolar!

O Governo Lula torrou dinheiro com força; com coisas decentes e com coisas indecentes. Agora, o Governo Dilma pretende apertar para equilibrar as finanças. Está certo. Porém, como? No Congresso, 70 por cento governista, deputados e senadores se deram um aumento indecoroso de mais de 60 por cento. O Governo Lula tinha uma meia dúzia de ministérios inúteis e dispendiosos, a presidente Dilma não cortou nenhum; criou mais um ou dois. Todavia, está sendo chocada no Ministério da Previdência uma idéia eficaz: esfolar as viúvas do Brasil. Projeta-se modificar a regra de pensão por morte. Vejam as regras que estão para sair do ovo: 1) impor período mínimo de contribuição; 2) obrigar o dependente a provar que não pode se sustentar sozinho; 3) definir limite de tempo para que as viúvas jovens recebam os valores; 4) proibir o acúmulo da pensão com outro benefício; 5) limitar a liberação de pensão para casos específicos. Talvez fosse melhor fazer como no Egito antigo: enterrar a viúva junto com o defunto marido. O ministro da Previdência, senador Garibaldi Alves, disse que é preciso fazer isso porque atualmente "não há regra, há frouxidão total". Certamente ele fala com a força do exemplo de austeridade do Senado, que já presidiu. Como se sabe, o Senado brasileiro é acochado, a regra lá é espartana: uma dureza. Agora, falando sério: não é possível que se deixe prosperar essa maldade. Alguém deve avisar a Dilma que esse não é o caminho. Quem, principalmente, deve fazê-lo, são as viúvas.

2 comentários:

  1. Realmente, um horror! Vou ficar de prontidão junto ao meu marido para que ele não morra nunca! Esse Garibalde já tem muito dinheiro guardado para deixar pra viúva dele...No Senado foi moleza e no Ministério,heim...

    ResponderExcluir
  2. Mas que desaforo! Já já as viúvas vão ter que pagar pro governo quando seus maridos morrerem. Mas que absurdooo!

    ResponderExcluir