Blog Rocha 100

No princípio, criou Deus os céus e a Terra”. Ótima frase para um Blog que navegará 100 fronteiras: dos céus metafísicos à “rude matéria” terrestre. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Pois, somos também deuses, e criadores. Podemos, principalmente, criar a nossa própria vida, com autonomia: isto se chama Liberdade. Vida e Liberdade são de Deus. Mas, quem é “Deus”? Devotos hebreus muito antigos, referiam-se a Ele apenas por perífrases de perífrases. Para Anselmo de Bec, Ele é “O Ser do qual não se pode pensar nada maior”. Rudolf Otto, diante da dificuldade de conceituá-Lo, o fez precisamente por essa dificuldade; chamou-O “das Ganz Andere” (o Totalmente Outro). Há um sem número de conceitos de Deus. Porém, o que mais soube ao meu coração foi este: “O bem que sentimos intimamente, que intuímos e que nos faz sofrer toda vez que nos afastamos dele”. É de uma jovem filósofa: Catarina Rochamonte.

domingo, 24 de abril de 2011

Marcus Odilon: PSD, voto distrital e eleições primárias

Marcus Odilon, prefeito de Santa Rita, foi o primeiro líder político paraibano a apostar no PSD. Foi também o primeiro a aclamar o vice-governador Rômulo Gouveia como líder natural do processo de organização e futuro presidente do novo partido. Além de grande aministrador, Marcus Odilon é homem de idéias e de ideais. Precisava de um partido novo e arejado onde pudesse formular e defender propostas que, se não são novas no mundo, são inéditas no Brasil. Duas dessas propostas são sua atual fixação: o voto distrital e, no âmbito dos partidos, a escolha dos candidatos por intermédio de eleições primárias. Propostas deste tipo, não é suficiente que se as declare; é necessário que nelas se insista e persista. Marcus Odilon está disposto a abrir campanha pertinaz por estas propostas. A proposta do voto distrital precisa vingar no Congresso; a das eleições primárias terá um bom começo se vingar no interior do PSD. Na eleição presidencial passada, José Serra defendeu o voto distrital, mas o PSDB não foi capaz, ou não quis, transformar tal proposta em bandeira. O mesmo José Serra refugou as eleições primárias no PSDB para escolha do candidato do partido a Presidente da República. A proposta foi feita pelo correligionário concorrente Aécio Neves. Se tivesse ocorrido, Serra e Aécio percorreriam o Brasil em debate aceso, fazendo contraponto à enorme propaganda (legal e ilegal) do presidente Lula em favor da sua candidata. Nos Estados Unidos, lembra Marcus Odilon, antes de começarem as primárias do Partido Democrata, Barack Obama era um senador de pouca projeção nacional: as primárias o elevaram à popularidade internacional. Não é preciso ninguém dizer a Marcus Odilon que reforma política, por si só, não resolve problemas sociais e econômicos. Ele sabe. E, com a experiência de seis extraordinárias administrações municipais, tem propostas boas e abundantes também nessas áreas. 

8 comentários:

  1. Marcus Odilon foi o melhor prefeito que Santa Rita já teve. Aonde for estaremos com ele.

    ResponderExcluir
  2. Nós de Baeyux queremos votar em Marcus Odilon por qualquer distrito. Ele tem de ser o prefeito pra fazer por Bayeux o que fez por Santa Rita.

    ResponderExcluir
  3. É isso aí, Marcus. Nós de Bayeux vamos votar em você nas primárias, nas secundárias e nas terceárias.

    ResponderExcluir
  4. Marcus Odilon podia também ser candidato a prefeito da capital. Desta vez ele ganha.

    ResponderExcluir
  5. Concordo plenamente! Estamos precisando mesmo de alguém com boas idéias assim, que seja participativo e realizador. Se candidate!!!

    ResponderExcluir
  6. Marcus é um grande administrador, onde ele estiver inserido, estará realizando grandes feitos. Estou com ele e não abro!

    ResponderExcluir
  7. Vai lá Mucilon!! Voto em você no distrital, no municipal, no estadual e também no federal.

    Para prefeito do planeta voto em MArcos Mucilon.

    ResponderExcluir
  8. Marcos Odilon conhece Bayeux só de passagem, pode ser bom em Santa Rita, mas aqui é paraquedista.

    ResponderExcluir