Blog Rocha 100

No princípio, criou Deus os céus e a Terra”. Ótima frase para um Blog que navegará 100 fronteiras: dos céus metafísicos à “rude matéria” terrestre. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Pois, somos também deuses, e criadores. Podemos, principalmente, criar a nossa própria vida, com autonomia: isto se chama Liberdade. Vida e Liberdade são de Deus. Mas, quem é “Deus”? Devotos hebreus muito antigos, referiam-se a Ele apenas por perífrases de perífrases. Para Anselmo de Bec, Ele é “O Ser do qual não se pode pensar nada maior”. Rudolf Otto, diante da dificuldade de conceituá-Lo, o fez precisamente por essa dificuldade; chamou-O “das Ganz Andere” (o Totalmente Outro). Há um sem número de conceitos de Deus. Porém, o que mais soube ao meu coração foi este: “O bem que sentimos intimamente, que intuímos e que nos faz sofrer toda vez que nos afastamos dele”. É de uma jovem filósofa: Catarina Rochamonte.

terça-feira, 5 de abril de 2016

No Extremo Oriental das Américas, uma confraternização literária de amantes extremados da Liberdade e da Democracia

rocha100.blogspot.com.br

No Extremo Oriental das Américas, os amantes da Literatura têm um encontro marcado para o dia 14 de abril (quinta-feira), a partir das 18 horas: Fundação Casa de José Américo-FCJA, à beira mar da Cidade das Acácias, Praia do Cabo Branco. Renovamos o Convite para o lançamento do livro "Natureza e Excelência da Liberdade e da Democracia", organizado por Catarina Rochamonte. Cabe ressaltar que artigos da jovem filósofa foram elencados entre os 60 sucessos do Instituto Liberal em 2015, sendo o texto "Idealismo e realismo político ou a Grécia clássica contra Maquiavel" o segundo da longa lista. Na ocasião, vejam o que foi destacado sobre a autora no site do IL:

"Sempre com sua profundidade, refinada cultura clássica e suavidade quase lírica, Catarina Rochamonte vem em seguida com a defesa de um resgate dos valores da filosofia grega antiga, contrapondo-se ao maquiavelismo do amor meramente pelo poder. Uma aula, típica de seus textos, dos quais nossos leitores andam sentindo saudades".


Na solenidade do dia 14, que será conduzida pelo Professor Damião Ramos Cavalcanti, presidente da FCJA, Catarina Rochamonte fará a apresentação do livro. Em seguida, será momento de comemoração e confraternização em Coquetel. Excelente ocasião para os leitores matarem saudades, adquirindo o livro e conversando com a filósofa.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário