Blog Rocha 100

No princípio, criou Deus os céus e a Terra”. Ótima frase para um Blog que navegará 100 fronteiras: dos céus metafísicos à “rude matéria” terrestre. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Pois, somos também deuses, e criadores. Podemos, principalmente, criar a nossa própria vida, com autonomia: isto se chama Liberdade. Vida e Liberdade são de Deus. Mas, quem é “Deus”? Devotos hebreus muito antigos, referiam-se a Ele apenas por perífrases de perífrases. Para Anselmo de Bec, Ele é “O Ser do qual não se pode pensar nada maior”. Rudolf Otto, diante da dificuldade de conceituá-Lo, o fez precisamente por essa dificuldade; chamou-O “das Ganz Andere” (o Totalmente Outro). Há um sem número de conceitos de Deus. Porém, o que mais soube ao meu coração foi este: “O bem que sentimos intimamente, que intuímos e que nos faz sofrer toda vez que nos afastamos dele”. É de uma jovem filósofa: Catarina Rochamonte.

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Reeleição de Dilma/PT mete o Brasil no caminho do chavismo, o FASCISMO DO SÉCULO XXI: é preciso resistir, é preciso lutar, é preciso fazer oposição de verdade - por Washington Rocha

Na Venezuela, o FASCISMO DO SÉCULO XXI - também chamado de chavismo ou bolivarianismo - já se realizou. No Brasil, com a reeleição de Dilma/PT, deu um largo passo no caminho da sua realização. Na Venezuela, quem está no comando é um defunto, o Chávez, que rotineiramente desce à terra em forma de passarinho/"pajarito" para instruir o presidente podre Nicolás Maduro. É uma coisa fantástica!, mas essa é a versão oficial, declarada pelo próprio presidente venezuelano. No Brasil, quem está no comando é o ex-presidente Lula, chefe do PT e encosto da presidente Dilma.

Como se viu nesta vitoriosa campanha de reeleição Dilma/PT, a mais sórdida de que se tem notícia no Brasil, a mentira, a mistificação, a difamação e a calúnia foram as armas. São armas históricas do fascismo. Essa tática abre espaço para a violência e a intimidação, ações pelas quais o fascismo se realiza. Foi assim que o fascismo avançou na Itália, foi assim que o nazi-fascismo avançou na Alemanha, foi assim que o fascismo do século XXI avançou na Venezuela. Mentindo e mistificando, atacando com máxima violência e intimando, eles, os fascistas, fazem o seu papel.

Porém, um outro componente permitiu o avanço do fascismo e do nazifascismo: a timidez da oposição democrática. Sempre os fascistas conseguiram cooptar políticos não fascistas através da corrupção. No Brasil, o lulopetismo foi também eficiente na cooptação fisiológica. Veja-se como melhor exemplo a ala governista do PMDB: foi, seria e será governista em qualquer governo: fascista, comunista, liberal, conservador, monarquista ou teocrático. Politicamente, no sentido maior da palavra POLÍTICA, não vale nada. Não falo desses. Falo de sinceros democratas que, no passado, acharam que poderiam fazer oposição ao fascismo com acordos e transigências. Hoje, no Brasil, existem sinceros democratas que aceitam acordos com o lulopetismo e fazem oposição com tratos de gentileza. Não dá certo. Nunca deu certo. Só poderemos barrar o avanço do fascismo do século XXI no Brasil se fizermos oposição de verdade: oposição dentro dos marcos democráticos e constitucionais; porém, com máxima dureza e determinação.

COM O FASCISMO DO SÉCULO XXI NÃO TEM CONVERSA, TEM OPOSIÇÃO! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário