Blog Rocha 100

No princípio, criou Deus os céus e a Terra”. Ótima frase para um Blog que navegará 100 fronteiras: dos céus metafísicos à “rude matéria” terrestre. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Pois, somos também deuses, e criadores. Podemos, principalmente, criar a nossa própria vida, com autonomia: isto se chama Liberdade. Vida e Liberdade são de Deus. Mas, quem é “Deus”? Devotos hebreus muito antigos, referiam-se a Ele apenas por perífrases de perífrases. Para Anselmo de Bec, Ele é “O Ser do qual não se pode pensar nada maior”. Rudolf Otto, diante da dificuldade de conceituá-Lo, o fez precisamente por essa dificuldade; chamou-O “das Ganz Andere” (o Totalmente Outro). Há um sem número de conceitos de Deus. Porém, o que mais soube ao meu coração foi este: “O bem que sentimos intimamente, que intuímos e que nos faz sofrer toda vez que nos afastamos dele”. É de uma jovem filósofa: Catarina Rochamonte.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Vertigem Nostálgica: o esplêndido texto de J. B. de Brito sobre os 10 Melhores Filmes da História leva à proposta da Lista Rocha 100

W. J. Solha, um gênio, enviou-me um texto genial de J. B. de Brito sobre "Um Corpo Que Cai", que acabou de subir para o primeiríssimo lugar na consagrada lista decenal do BFI (British Film Institute) e revista Sight & Sound dos 10 melhores filmes da história. O "Corpo", ao cair, derrubou "Cidadão Kane", que estava, faz um tempão, no topo da lista. Realmente, um corpo de derrubar: Kim Novak, uma das mais perfeitas criações da Divindade.
O texto de J. B. está no site que, só pelo nome, já conquista qualquer cinéfilo: IMAGENS AMADAS (imagensamadas.com).

J. B. encanta pela erudição cinéfila e pela paixão cinéfila. A mim, no referido texto, encantou também pelo fato de ser eu já encantado, em primeiro lugar, pela beleza de Kim Novak - que neste filme atinge a sublimidade -, e depois pelo resto do filme. Sempre achei "Vertigo" melhor do que "Citizen Kane". Aliás, o filme de Orson Welles nunca entrou na minha lista dos "Dez Melhores"; o filme de Alfred Hitchkok, sempre. Pois é, tenho minha própria lista, que muda ao sabor das minhas emoções nostálgicas. Nostálgicas porque os filmes de que mais gosto são todos muito antigos, como ocorre também na consagrada lista referida por J. B.

Não me submetendo a listas alheias nem querendo permanecer solitário na contemplação da minha própria lista, resolvi propor aos internautas 100 Fronteiras uma lista concorrente à lista BFI/Sight & Sound. Da seguinte forma: a partir da minha lista, os leitores deste Blog Rocha 100, na área de comentários, votarão em um dos filmes apresentados ou apresentarão um outro filme. Quando completarmos 100 comentários, declararemos a lista vencedora.

LISTA ROCHA 100 DOS 10 MELHORES FILMES DA HISTÓRIA

1) O Poderoso Chefão
2) Ben-Hur
3) Luzes da Cidade
4) Um Corpo Que Cai
5) El Cid
6) Duelo de Titãs
7) A Noviça Rebelde
8) Rocco e Seus Irmãos
9) Jesus de Nazaré
10) Dona Flor e Seus Dois Maridos

Um comentário:

  1. LUIZ ARMANDO - 10 melhores filmes da história

    1.2001: uma odisséia no espaço (Kubrick, 1968, EUA)
    2.Morangos Silvestres (Bergman, 1957, Suécia)
    3.Um corpo que cai (Hitchcock, 1958, EUA)
    4.Cidadão Kane (Welles, 1941, EUA)
    5.Rastros de ódio (Ford, 1956, EUA)
    6.O garoto (Chaplin,1921, EUA)
    7.Laranja Mecânica ((Kubrick, 1972, Reino Unido, EUA)
    8.O sétimo selo ((Bergman, 1959, Suécia)
    9.A paixão de Joana D’Arc (Dreyer, 1927, Dinamarca)
    10.O poderoso chefão (Coppola, 1972, EUA)

    ResponderExcluir