Blog Rocha 100

No princípio, criou Deus os céus e a Terra”. Ótima frase para um Blog que navegará 100 fronteiras: dos céus metafísicos à “rude matéria” terrestre. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Pois, somos também deuses, e criadores. Podemos, principalmente, criar a nossa própria vida, com autonomia: isto se chama Liberdade. Vida e Liberdade são de Deus. Mas, quem é “Deus”? Devotos hebreus muito antigos, referiam-se a Ele apenas por perífrases de perífrases. Para Anselmo de Bec, Ele é “O Ser do qual não se pode pensar nada maior”. Rudolf Otto, diante da dificuldade de conceituá-Lo, o fez precisamente por essa dificuldade; chamou-O “das Ganz Andere” (o Totalmente Outro). Há um sem número de conceitos de Deus. Porém, o que mais soube ao meu coração foi este: “O bem que sentimos intimamente, que intuímos e que nos faz sofrer toda vez que nos afastamos dele”. É de uma jovem filósofa: Catarina Rochamonte.

quinta-feira, 7 de junho de 2012

O jovem Zé Maranhão

Com as contas da campanha de 2010 aprovadas, ficha limpinha, o ex-governador Zé Maranhão é o franco favorito na disputa pela disputa da Prefeitura de Jampa-PB. Mas era também favorito nas eleições para governador em 2010, e perdeu. Para não perder de novo, precisa aprender com os erros. O principal deles, todo mundo sabe e Zé já reconheceu, foi deixar-se ficar nas mãos de uma equipe que o blindou, isolou e escondeu. Certa da vitória, a equipe queria o governador só para si. O principal responsável pelo erro fatal, claro, não foi a equipe, mas o candidato. Está nas mãos dele não se deixar mais ficar na mão de outros. Pesquisas, também deve ter aprendido Zé, quando boas, devem ser recebidas com cautela; quando boas demais, com desconfiança.

Outra estratégia prejudicial foi o retraimento do candidato em relação aos debates. Havia um entendimento generalizado, provavelmente compartilhado pelo próprio Zé, quanto a não ser ele bom de debate. Porém, está acontecendo algo surpreendente e, para os partidários de Zé, muito animador: ele está dando um show nas entrevistas, saindo-se muito melhor do que seus concorrentes, todos com menos idade. Com menos idade, porém, não mais jovens.

Com mais de 70 anos, Zé está demonstrando um vigor físico e mental impressionante, de fazer inveja. Eu vinha notando isto só de ver o candidato nas entrevistas de televisão. Mas nos encontramos na festa de aniversário de Lis Albuquerque, lá no Quiosque do Arruda, no Bessa. Zé estava por demais esperto, numa exuberância juvenil. E isso foi antes do TRE legitimar definitivamente sua candidatura.

Um feio adversário, que não deve ser desqualificado por ser feio, tentou desqualificar Zé Maranhão por velhice. Deu-se mal.

Se depender de juventude, o Zé tá eleito.

2 comentários:

  1. Tem sido muito boas as entrevistas do ex governador Maranhão; claras, convincentes,curtas.Ele sempre esteve com as ideias inovadoras, não obstante a idade cronológica.Errou quando acreditou,incentivou e ajudou a eleger um moço a ser Prefeito desta cidade por duas vezes.Governador, este que é moço na idade, demonstrou que é péssimo governante.A idade de Maranhão está na sua coragem, vontade e firmeza de trabalhar pelo estado e por João Pessoa.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom esse comentário. Zé Maranhão representa trabalho e só preguiçoso ou doente não trabalha por causa de idade. Mostra a eles q idade não é documento, Maranhão.

    ResponderExcluir