Enquanto sob nossa responsabilidade, a mobilização/divulgação andou, mas andou devagar, feito uma tartaruga cívica. Bastou uma ajuda de Heriberto, e a tartaruga virou coelho. Foi Heriberto Coelho quem contactou as entidades e partidos que estão dando apoio ao evento, elaborou o belo convite e o alastrou nas redes sociais. Ele é o maior mobilizador cultural da Paraíba. Se não houvesse brigado com o governador Ricardo Coutinho, Heriberto Coelho deveria ser presidente do Espaço Cultural. Walter Santos, jornalista-empresário e um dos mais importantes multimídias do Brasil, lamenta que Heriberto não tenha sido escolhido pelo prefeito eleito Luciano Cartaxo para presidir a FUNJOPE (todavia, registre-se, Walter reconhece o valor de Maurício Burity, o escolhido de Cartaxo).
Vamos em frente: Política também é Cultura. E Heriberto realizou uma grande mobilização para o evento de hoje (13/12 às 18:30 h.) em O Sebo Cultural. O petróleo, todos sabem, é uma magna questão política e cultural: recordem a campanha liderada, dentre outros, por Monteiro Lobato: O PETRÓLEO É NOSSO!
O Sebo Cultural, mais uma vez, vai ter casa cheia. Quem duvidar, é só comparecer. Depois do Ato Público, belos shows musicais. No próprio Ato Público, teremos a exibição do nosso hino de luta: Nordeste Independente, na voz apocalíptica da profetiza Elba Ramalho.
Como antecipação, transcrevemos as duas últimas estrofes do magnífico cordel composto por Bráulio Tavares e Ivanildo Vilanova e cantado por Elba, sendo que a fala final, dizendo que "o povo não é besta", é um improviso da cantora: oportuno, feliz improviso.
Obs. Como o poeta-filósofo Bráulio Tavares já explicou mais de uma vez, Elba usou, na gravação que ficou famosa, apenas umas poucas das muitas glosas que ele e Ivanildo Vilanova fizeram sobre o mote "Imagine o Brasil ser dividido / e o Nordeste ficar independente".
Nordeste Independente
Bráulio Tavares e Ivanildo Vilanova
Se isso aí se tornar realidade
E alguém do Brasil nos visitar
Neste nosso país vai encontrar
Confiança, respeito e amizade,
Tem o pão repartido na metade,
Tem o prato na mesa, a cama quente,
Brasileiro será irmão da gente,
Vem pra cá que será bem recebido:
Imagine o Brasil ser dividido
E o Nordeste ficar independente.
Eu não quero com isso que vocês
Imaginem que eu tento ser grosseiro,
Pois se lembrem que o povo brasileiro
É amigo do povo português.
Se uma dia a separação se fez,
Todos dois se respeitam no presente,
Se isso aí já deu certo antigamente
Nesse exemplo concreto e conhecido:
Imagine o Brasil ser dividido
E o Nordeste ficar independente.
Povo do meu Brasil,
Políticos brasileiros:
Não pensem que vocês nos enganam,
Porque nosso Povo não é besta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário