Blog Rocha 100

No princípio, criou Deus os céus e a Terra”. Ótima frase para um Blog que navegará 100 fronteiras: dos céus metafísicos à “rude matéria” terrestre. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Pois, somos também deuses, e criadores. Podemos, principalmente, criar a nossa própria vida, com autonomia: isto se chama Liberdade. Vida e Liberdade são de Deus. Mas, quem é “Deus”? Devotos hebreus muito antigos, referiam-se a Ele apenas por perífrases de perífrases. Para Anselmo de Bec, Ele é “O Ser do qual não se pode pensar nada maior”. Rudolf Otto, diante da dificuldade de conceituá-Lo, o fez precisamente por essa dificuldade; chamou-O “das Ganz Andere” (o Totalmente Outro). Há um sem número de conceitos de Deus. Porém, o que mais soube ao meu coração foi este: “O bem que sentimos intimamente, que intuímos e que nos faz sofrer toda vez que nos afastamos dele”. É de uma jovem filósofa: Catarina Rochamonte.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Ato Público dia 13 em O Sebo Cultural pela derrubada do veto à distribuição dos royalties do petróleo: a coisa tá pegando - Mesa já conta com Rui Galdino, Renan Palmeira, José Calistrato, Vanderli Farias, Arruda do PSOL - Inocêncio Nóbrega enviou mensagem

Do intelectual/jornalista/historiador Inocêncio Nóbrega recebo, via e-mail, a seguinte mensagem:

"Guerreiro Washington Rocha:
Acompanho sua luta, Nordeste Independente, e o desabafo de um mineiro, via internet, pelo veto ao veto. Penso que outras regiões também estarão prejudicadas, se o Congresso preferir a traição ao pacto federativo da República. Gostaria de voltar a gritar junto a você, um Brizola redivivo. Não sendo possível, aceite esta modesta contribuição, dos brizolistas convictos - também falo por Kevlemm".

O citado Kevlemm é filho de Inocêncio e foi, junto comigo, um dos fundadores da Militância Brizolista. Certamente, exultei com a mensagem destes queridos companheiros, que, distantes, aproximam-se pela solidariedade.

A receptividade aqui mesmo em João Pessoa ao chamado para o Ato Público pela derrubada do veto perverso também está sendo muito positiva. Apenas iniciamos os contatos e já temos confirmados para a Mesa os nomes citados no título desse post, pessoas de grande dedicação às causas do Povo. Seguramente, conseguiremos reunir em O Sebo Cultural (dia 13 - quinta-feira - 18h.) representantes de todos os partidos, cidadãos sem partido e até aqueles que detestam política partidária. Ivaldo Gomes, por exemplo, que na última eleição fez campanha pelo VOTO NULO, está divulgando o evento do dia 13.

Na frente parlamentar a coisa anda bem. Tão bem que a turma do Rio de Janeiro já está ameaçando com chicanas no sentido de melar a votação urgente do veto, para a qual já foi conseguido o número suficiente de assinaturas. Se Atos Públicos de apoio à derrubada do veto se espalharem pelo Brasil, chicana nenhuma conseguirá deter a votação. Havendo votação, é certo que o veto cairá.

Se não cair, teremos de declarar o NORDESTE INDEPENDENTE. Lá em O Sebo Cultural ergueremos um telão para ver a profetiza Elba Ramalho cantar o nosso hino (ou, quem sabe, ela esteja lá em carne e osso). Vão aí mais duas estrofes dessa obra-prima.


NORDESTE INDEPENDENTE

Bráulio Tavares e Ivanildo Vilanova


Em Recife o distrito industrial,
O idioma ia ser nordestinense,
A bandeira de renda cearense,
'Asa Branca' era o Hino Nacional;
O folheto era o símbolo oficial,
A moeda, o tostão de antigamente,
Conselheiro seria o Inconfidente,
Lampião o Herói Inesquecido:
Imagine o Brasil ser dividido
E o Nordeste ficar independente.


O Brasil ia ter de importar
Do Nordeste algodão, cana, caju,
Carnaúba, laranja, babaçu,
Abacaxi e o sal de cozinhar;
O arroz e o agave do lugar,
A cebola, o petróleo, o aguardente;
O Nordeste é auto-suficiente,
O seu lucro seria garantido:
Imagine o Brasil ser dividido
E o Nordeste ficar independente. 








Nenhum comentário:

Postar um comentário