Blog Rocha 100

No princípio, criou Deus os céus e a Terra”. Ótima frase para um Blog que navegará 100 fronteiras: dos céus metafísicos à “rude matéria” terrestre. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Pois, somos também deuses, e criadores. Podemos, principalmente, criar a nossa própria vida, com autonomia: isto se chama Liberdade. Vida e Liberdade são de Deus. Mas, quem é “Deus”? Devotos hebreus muito antigos, referiam-se a Ele apenas por perífrases de perífrases. Para Anselmo de Bec, Ele é “O Ser do qual não se pode pensar nada maior”. Rudolf Otto, diante da dificuldade de conceituá-Lo, o fez precisamente por essa dificuldade; chamou-O “das Ganz Andere” (o Totalmente Outro). Há um sem número de conceitos de Deus. Porém, o que mais soube ao meu coração foi este: “O bem que sentimos intimamente, que intuímos e que nos faz sofrer toda vez que nos afastamos dele”. É de uma jovem filósofa: Catarina Rochamonte.

sábado, 25 de junho de 2011

Dilma desiste do sigilo tolo, falta desistir do sigilo imoral

Não foi por causa dos nossos conselhos, que os demos; mas a presidente Dilma desistiu de defender o sigilo eterno para documentos oficiais. Ótimo. Falta desistir do sigilo para contrações das obras da Copa 2014. Aquele sigilo eterno, por tolo, estava sendo alvo de zombaria. Este sigilo da corrupção, por imoral, está sendo motivo de revolta.

Um comentário:

  1. E já corre a notícia de que a Copa 14 vai sair mais cara do que as 3 ultimas edições do mundial somadas. A copa do brasil vai sim gerar muito crescimento econômico, principalmente nos cofres das empreiteiras.

    Luiz

    ResponderExcluir