Blog Rocha 100

No princípio, criou Deus os céus e a Terra”. Ótima frase para um Blog que navegará 100 fronteiras: dos céus metafísicos à “rude matéria” terrestre. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Pois, somos também deuses, e criadores. Podemos, principalmente, criar a nossa própria vida, com autonomia: isto se chama Liberdade. Vida e Liberdade são de Deus. Mas, quem é “Deus”? Devotos hebreus muito antigos, referiam-se a Ele apenas por perífrases de perífrases. Para Anselmo de Bec, Ele é “O Ser do qual não se pode pensar nada maior”. Rudolf Otto, diante da dificuldade de conceituá-Lo, o fez precisamente por essa dificuldade; chamou-O “das Ganz Andere” (o Totalmente Outro). Há um sem número de conceitos de Deus. Porém, o que mais soube ao meu coração foi este: “O bem que sentimos intimamente, que intuímos e que nos faz sofrer toda vez que nos afastamos dele”. É de uma jovem filósofa: Catarina Rochamonte.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Primeiro dia de aula: "Nós pegou Palocci"

Primeiro dia de aula:

- Fessôra Norma, nós pode dizer: "nós pega o peixe"?
- Claro que pode, Ostinho; mas tenha cuidado com o preconceito linguístico.
- Então, fessôra, nós também pode dizer: "nós pegou Palocci"?
- Poder, pode; mas precisa explicar melhor, contextualizar. Quem pegou Palocci? Por que pegaram Palocci? Quem é Palocci?
- Palocci é um peixe grande, fessôra; um tipo de robalo. Robalo-flecha, que é o maior dos robalo: um robalão. O robalo é peixe de água salgada, gosta de águas profundas, calmas, barrentas e sombreadas. Pra de comer, gosta de peixe pequeno, camarão e caranguejo; tudo acompanhado de vinho Romanée-Conti.  Quem pegou o peixe robalo Palocci foi nós, o povo; nós, a opinião pública; nós, a imprensa; nós, os blog; nós que navega na internet.
- Ótimo! Contextualizou bem. Só falta esclarecer o motivo: por que pegaram Palocci?
- Fessôra, quem devia pegar Palocci era o Ministério Público, mas o Procurador Geral da República afrouxou. Aquele gordinho, peixinho baiacu, que é a cara do Jô Soares. O gordinho baiacu deu ré prá trás, dizendo que peixe também tem o direito de ficar rico, e coisa e tal. Nós pegou o peixe Palocci robalo porque ele tava fazendo negócios esquisito e escuso com os tubarão. Nós chamou ele na chincha e ele não deu explicação, ficou só rolando o lero. Nós não gostemos da conversa dele e nós balancemos as águas do mar. Tanto que a Dona do Mar entendeu que não convém peixe robalo nas suas águas e expulsou o Palocci robalo da casa.
- Que casa?
- Uma Casa que se chama Civil, mas que, vez por outra, parece a casa de Noca.
- E agora, para onde vai o peixe Palocci robalo?
- Vai morar no fundo do mar, num palácio que comprou por vinte milhão aos tubarão.
- Então vocês não pegaram ele.
- É verdade, fessôra, nós só tirou ele da toca. Agora é com os homem (pronuncia-se "uzômi") da Poliça Federá.
- Está bom, Ostinho. Ficou bem contextualizado. Nota 10 pra você.
- Só mais um coisa, fessôra Norma: eu tô falando errado direitinho?
- Está aprendendo. Pra falar errado certo, é preciso estudar muito. Mas achei lindo quando você disse "nós que navega". Navegar é preciso, norma culta não precisa. De norma, aqui nesta escola, basta eu.

Um comentário:

  1. Será que a Poliça federá vão pegar o home? Os soldado é tudo fraco para home tão fortão.

    ResponderExcluir