Blog Rocha 100

No princípio, criou Deus os céus e a Terra”. Ótima frase para um Blog que navegará 100 fronteiras: dos céus metafísicos à “rude matéria” terrestre. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Pois, somos também deuses, e criadores. Podemos, principalmente, criar a nossa própria vida, com autonomia: isto se chama Liberdade. Vida e Liberdade são de Deus. Mas, quem é “Deus”? Devotos hebreus muito antigos, referiam-se a Ele apenas por perífrases de perífrases. Para Anselmo de Bec, Ele é “O Ser do qual não se pode pensar nada maior”. Rudolf Otto, diante da dificuldade de conceituá-Lo, o fez precisamente por essa dificuldade; chamou-O “das Ganz Andere” (o Totalmente Outro). Há um sem número de conceitos de Deus. Porém, o que mais soube ao meu coração foi este: “O bem que sentimos intimamente, que intuímos e que nos faz sofrer toda vez que nos afastamos dele”. É de uma jovem filósofa: Catarina Rochamonte.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

O brizolista Inocêncio Nóbrega e o isolamento do autoritarismo cleptocrata lulopetista

por Washington Rocha
rocha100.blogspot.com.br

Em resposta ao meu artigo "Desestalinização e deslulização", o jornalista e historiador Inocêncio Nóbrega, muito gentilmente, enviou-me a seguinte mensagem:


"Em Segunda-feira, 15 de Fevereiro de 2016 10:51, Inocêncio Nóbrega <inocnf@gmail.com> escreveu:
Neste caso estou com você, pelo bem didático e refletido  artigo. De Stálin ao Lula, você citou fatos irrefutáveis, registrados pela história e por nós conhecidos. São, porém, cíclicos. No Brasil, a desfernandização foi possível pelo protesto e pelo voto. Haveremos de encontrar substituto das duas siglas, e essa é a natural tendência. PMDB, também não serve. Se refizéssemos o PDT, seria uma boa medida. A democracia é que deve continuar.  Inocêncio".


Inocêncio Nóbrega é um quadro destacado da esquerda democrática, militante histórico do trabalhismo e profundamente identificado com a trajetória política de Leonel Brizola.

Além da particular alegria que me causou a resposta do amigo a quem tanto admiro, a mensagem de Inocêncio é importante porque marca uma tendência política que se vai cristalizando: o afastamento de todas as correntes democráticas em relação ao autoritarismo cleptocrata do lulopetismo.

Lula e o PT mal se sustentam nos seus satélites da esquerda fascista (aqueles que, por exemplo, apoiam o fascismo podre de Nicolás Maduro na Venezuela) e da direita fisiológica e corrupta. Sustentam-se pessimamente; estão desmoronando. E no dia 13 de março o povo voltará às ruas em defesa da democracia, contra a corrupção e pelo impeachment; dando um formidável empurrão para que o monturo lulopetista desmorone de vez.

13/03 EU VOU!

Nenhum comentário:

Postar um comentário