Blog Rocha 100

No princípio, criou Deus os céus e a Terra”. Ótima frase para um Blog que navegará 100 fronteiras: dos céus metafísicos à “rude matéria” terrestre. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Pois, somos também deuses, e criadores. Podemos, principalmente, criar a nossa própria vida, com autonomia: isto se chama Liberdade. Vida e Liberdade são de Deus. Mas, quem é “Deus”? Devotos hebreus muito antigos, referiam-se a Ele apenas por perífrases de perífrases. Para Anselmo de Bec, Ele é “O Ser do qual não se pode pensar nada maior”. Rudolf Otto, diante da dificuldade de conceituá-Lo, o fez precisamente por essa dificuldade; chamou-O “das Ganz Andere” (o Totalmente Outro). Há um sem número de conceitos de Deus. Porém, o que mais soube ao meu coração foi este: “O bem que sentimos intimamente, que intuímos e que nos faz sofrer toda vez que nos afastamos dele”. É de uma jovem filósofa: Catarina Rochamonte.

sábado, 27 de fevereiro de 2016

A LIBERDADE É AZUL


"A LIBERDADE É AZUL"


Washington Rocha

27/02/2016


Quando o livro "Natureza e Excelência da Liberdade e da Democracia" estava ainda em fase de provas, Catarina Rochamonte divulgou em sua página no Facebook a linda capa, em tons esverdeados. Teve excelente repercussão. Entretanto, na fase conclusiva, após intensos debates, decidiu-se pelo fundo azul, permanecendo a Estátua da Liberdade em tom esverdeado. Foi uma decisão difícil, decidida em votação não apenas dos autores, mas de muitos amigos. Eu fui um dos que pelearam em favor do azul. Ocorre que sou devoto de Nossa Senhora (sempre associada à cor celeste) e partidário do Cordão Azul desde criança. No debate eu trouxe, ainda, como arrimo aos meus argumentos "azuísticos" (mas nunca casuísticos), além da proteção da "Regina Coeli" (Rainha do Céu), esta fala do nobre cavaleiro Dom Quixote de La Mancha:


"O comedimento é azul sobre o ouro da formosura".


Portanto, com azul sobre o ouro da beleza, a formosa capa poderia ficar ainda mais linda.

Outro reforço, este definitivo, veio lá da velha Itália, de uma Professora-Doutora, que relembrou:


"A LIBERDADE É AZUL".


O resultado foi este que vocês estão vendo. E não deixem de ir aos lançamentos em Recife, João Pessoa e Natal; que serão anunciados em breve.





Nenhum comentário:

Postar um comentário