Blog Rocha 100

No princípio, criou Deus os céus e a Terra”. Ótima frase para um Blog que navegará 100 fronteiras: dos céus metafísicos à “rude matéria” terrestre. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Pois, somos também deuses, e criadores. Podemos, principalmente, criar a nossa própria vida, com autonomia: isto se chama Liberdade. Vida e Liberdade são de Deus. Mas, quem é “Deus”? Devotos hebreus muito antigos, referiam-se a Ele apenas por perífrases de perífrases. Para Anselmo de Bec, Ele é “O Ser do qual não se pode pensar nada maior”. Rudolf Otto, diante da dificuldade de conceituá-Lo, o fez precisamente por essa dificuldade; chamou-O “das Ganz Andere” (o Totalmente Outro). Há um sem número de conceitos de Deus. Porém, o que mais soube ao meu coração foi este: “O bem que sentimos intimamente, que intuímos e que nos faz sofrer toda vez que nos afastamos dele”. É de uma jovem filósofa: Catarina Rochamonte.

sábado, 13 de fevereiro de 2016

Desestalinização e deslulização

por Washington Rocha
rocha100.blogspot.com.br 

A desestalinização foi um processo difícil, muito amargo para os idólatras de Stálin, ditador cultuado por milhões de pessoas no mundo. Os crimes do tirano genocida já eram conhecidos há muito tempo, mesmo antes da sua morte, ocorrida em 1953. Mas os comunistas não viam, não queriam ver, não se importavam, justificavam e acatavam todas as decisões do "Guia Genial dos Povos" como dogmas. Todavia, quando o próprio sucessor de Stálin, Nikita Kruschev, no XX Congresso do PCUS, realizado em 1956, começou a divulgar tais crimes, o abalo entre os comunistas foi imenso. O Partido Comunista do Brasil rachou quase ao meio. A ala de Prestes, vitoriosa por pouco, ficou ao lado da nova direção da URSS e mudou a sigla para PCB; a outra, denominada Ala Vermelha, manteve a devoção ortodoxa, foi alijada do PCB e fundou um novo partido, recuperando a velha sigla: PCdoB. Ainda hoje tem no mundo quem idolatre Stálin. Fanatismo é assim mesmo, de cura demorada; e sempre deixa nostálgicos.

No Brasil, está em andamento a deslulização. Não é a sucessora de Lula quem comanda o processo, mas a Justiça do Estado Democrático de Direito, através das suas legítimas instituições. O ex-presidente Lula e o partido do qual é chefe, o PT, meteram-se em seguidos escândalos de corrupção. Do escândalo do mensalão, Lula, escandalosamente, escapou; enquanto alguns dos seus principais subordinados foram condenados pelo Supremo Tribunal Federal e presos. Do escândalo do petrolão, parece que Lula não vai escapar. Mesmo que escape das investigações do petrolão, estão em curso outras investigações que o envolvem. Tem o triplex do Guarujá, que é uma coisa esquisita; e o sítio de Atibaia, que é uma coisa fantástica. O mito Lula está desmoronando a olhos vistos, a deslulização avança. Os fanáticos lulopetistas se desesperam e fazem ameaças; o que não tem funcionado: a Justiça segue em frente, deslulizando. E o povo tem realizado magníficas manifestações de deslulização, sendo o símbolo maior da deslulização o boneco Pixuleko. Acuados pelas evidências que as investigações do Ministério Público e da Polícia Federal vêm acumulando, os defensores de Lula batem cabeça, dão declarações desencontradas e estúpidas, especialmente sobre o triplex de Lula que não é de Lula e o sítio de Lula que não é de Lula: "É um triplex Minha Casa Minha Vida", diz um defensor; "compraram o sítio e disponibilizaram para ele usar", diz outro; um terceiro acha que empreiteira fazer reforma em sítio de Lula, que não é de Lula, "é a coisa mais natural do mundo". E por aí vai. Quer dizer, não vai; não está colando. O que também não colou foi a declaração do próprio Lula, à guisa de defesa: "Se tem uma coisa que eu me orgulho neste país é que não tem uma viva alma mais honesta do que eu. Nem dentro da Polícia Federal, nem dentro do Ministério Público, nem dentro da Igreja Católica, nem dentro da Igreja Evangélica. Pode ter igual, mas eu duvido". Não podia colar. Somente o aperreio de quem está no volume morto poderia motivar declaração tão extravagante. Não colou e virou piada, estão dizendo que Lula é a "Madre Tereza do Guarujá". Com desabafos impróprios e desencontrados - ora irados, ora chorosos -, o próprio Lula ajuda na deslulização. Só lhe resta o fanatismo de uns (ainda muitos, mas cada vez menos), e as conveniências de outros.

E não esqueçam: no dia 13 de março o povo vai voltar às ruas deslulizando, em grandes manifestações contra a corrupção e pelo impeachment de Dilma (cassação no TSE também serve).

13/03 EU VOU!   


Nenhum comentário:

Postar um comentário