Blog Rocha 100

No princípio, criou Deus os céus e a Terra”. Ótima frase para um Blog que navegará 100 fronteiras: dos céus metafísicos à “rude matéria” terrestre. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Pois, somos também deuses, e criadores. Podemos, principalmente, criar a nossa própria vida, com autonomia: isto se chama Liberdade. Vida e Liberdade são de Deus. Mas, quem é “Deus”? Devotos hebreus muito antigos, referiam-se a Ele apenas por perífrases de perífrases. Para Anselmo de Bec, Ele é “O Ser do qual não se pode pensar nada maior”. Rudolf Otto, diante da dificuldade de conceituá-Lo, o fez precisamente por essa dificuldade; chamou-O “das Ganz Andere” (o Totalmente Outro). Há um sem número de conceitos de Deus. Porém, o que mais soube ao meu coração foi este: “O bem que sentimos intimamente, que intuímos e que nos faz sofrer toda vez que nos afastamos dele”. É de uma jovem filósofa: Catarina Rochamonte.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

"Chávez nosso que estás no céu...": o Socialismo do Século XXI é um charlatanismo que nem Karl Marx merece - e a questão da Anistia na Venezuela

por Washington Rocha
rocha100.blogspot.com.br

O fascismo chavista está morrendo, pode estrebuchar e é perigoso, mas está morrendo.  
Criado e amadurecido com Hugo Chávez, apodrecido com Nicolás Maduro, o fascismo na Venezuela chama-se Socialismo do Século XXI. Na Alemanha, o Nacional Socialismo chamou-se nazismo. O resultado do nazismo foi apavorante. O resultado do chavismo está sendo apavorante. O governo ditatorial de Maduro esconde os números, mas as imagens das filas quilométricas, das prateleiras vazias, da brutalidade da polícia e das milícias nazichavistas estampam a desgraça cotidiana. O governo esconde os números, mas vários organismos internacionais fazem estimativas. Vejam estas do FMI: Queda de 10% no PIB em 2015 - Inflação de 159% em 2015, caminhando para 204% em 2016 - Desemprego de 14% em 2015, caminhando para 18% em 2016 e 28% em 2020. Já a ONU afirma que a taxa de homicídios da Venezuela é a quinta pior do mundo.

Na Venezuela existe a criminalidade comum e a criminalidade organizada do governo podre de Nicolás Maduro. Tal governo tem sido alvo de seguidas denúncias da Anistia Internacional (AI) e da Human Rights Watch (HRW) por violação dos Direitos Humanos. No Relatório 2015 da HRW (eventos de 2014) para a Venezuela, consta: intimidação; censura; abusos policiais e impunidade dos que abusam; precariedade das prisões; presos mantidos incomunicáveis; maus tratos e tortura. Tudo isso e muito mais pode ser conferido em: https://www.hrw.org/pt/world-report/2015/country-chapters/268105.

As brutalidades do fascismo chavista estão escancaradas. É cúmplice quem quer.

Caindo de podre, o governo de Maduro foi esmagado nas recentes eleições legislativas, com a oposição fazendo maioria de dois terços (112 cadeiras contra 55 da coalizão chavista), o que lhe permite aprovar leis, inclusive a Lei de Anistia para os presos políticos. Esta lei, a oposição já prometeu aprovar. E o podre Nicolás Maduro já prometeu vetar. Certamente, a Lei de Anistia a ser aprovada pela Assembleia Nacional da Venezuela contará com solidariedade democrática internacional. No Brasil, espera-se daqueles que aqui lutaram pela Anistia (luta vitoriosa que levou à redemocratização) que sejam os primeiros a apoiarem a Anistia na Venezuela. Negar tal solidariedade e apoiar o veto de Maduro seria uma ignomínia. 

Nicolás Maduro é um fascista caricato, bisonho, que conversa com o defunto Chávez (este, em forma de "pajarito") e, qual servo de Drácula, dorme ao pé da tumba do ídolo.

No Brasil, o fascismo chavista tem uma legião de fãs. Conta com a amizade do ex-presidente Lula, com a conivência do governo Dilma, com o apoio declarado do PT e com a bajulação de muitos artistas e intelectuais. É estranho que mentes ilustradas, especialmente marxistas circunspectos, adeptos do "Materialismo Histórico/Dialético" e do "Socialismo Científico", comunguem neste cálice de charlatanismo rasteiro. Tão degradado é o Socialismo do Século XXI que o PSUV (o partido no poder na Venezuela, o PT de lá) produziu um novo "Pai Nosso", tendo Hugo Chávez por divindade. Para quem ainda não conhece, aí está:

"Chávez nosso que estás no céu, na terra, no mar e em nós, os delegados. Santificado seja teu nome. Venha a nós teu legado para levá-lo aos povos daqui e de lá. Dai-nos hoje tua luz para que nos guie a cada dia e não nos deixes cair na tentação do capitalismo, mas livrai-nos da maldade da oligarquia, do crime do contrabando. Porque nossa é a pátria, pelos séculos e séculos. Amém. Viva Chávez".

Karl Marx não merece isto.






Nenhum comentário:

Postar um comentário