Blog Rocha 100

No princípio, criou Deus os céus e a Terra”. Ótima frase para um Blog que navegará 100 fronteiras: dos céus metafísicos à “rude matéria” terrestre. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Pois, somos também deuses, e criadores. Podemos, principalmente, criar a nossa própria vida, com autonomia: isto se chama Liberdade. Vida e Liberdade são de Deus. Mas, quem é “Deus”? Devotos hebreus muito antigos, referiam-se a Ele apenas por perífrases de perífrases. Para Anselmo de Bec, Ele é “O Ser do qual não se pode pensar nada maior”. Rudolf Otto, diante da dificuldade de conceituá-Lo, o fez precisamente por essa dificuldade; chamou-O “das Ganz Andere” (o Totalmente Outro). Há um sem número de conceitos de Deus. Porém, o que mais soube ao meu coração foi este: “O bem que sentimos intimamente, que intuímos e que nos faz sofrer toda vez que nos afastamos dele”. É de uma jovem filósofa: Catarina Rochamonte.

sábado, 12 de abril de 2014

Post em homenagem a Ruy Barroso, com reflexão sobre uma velha anedota contada por Sérgio Botelho

Por ser meu amigo, Ruy Barroso já merece minha homenagem, ainda mais por ser  meu leitor, e mais ainda por ter em alta conta meus escritos, não me poupando elogios. Não bastasse, o muito inteligente e sempre bem humorado Ruy é um dos mais agradáveis proseadores da paróquia dos bares do Bessa, o mais encantador bairro desta linda Cidade das Acácias, onde temos a felicidade de habitar, viver e conviver.

Não obstante a homenagem, quero fazer uma reclamação: meu amigo Ruy tem enviado comentários sobre alguns posts deste Blog para meu e-mail, embora eu tenha pedido e até implorado para que os comentários sejam feitos no espaço próprio de comentários do Blog. Comentários são a alma dos blogs.

Conto agora uma anedota velha que me foi contada no tempo antigo pelo velho amigo Sérgio Botelho; depois direi com qual propósito.

Da tribuna da Assembleia da Paraíba, um deputado culto e refinado, advogado e escritor, chama um colega de "energúmeno". O colega, deputado do interior, bronco, semianalfabeto, porém brioso e despachado, responde: "Se essa palavra que Vossa Excelência disse comigo for 'agradativa', muito obrigado, Deus lhe acrescente; mas se for 'atacativa', é a PUTA QUE PARIU Vossa Excelência".

Usei essa anedota a propósito das respostas a meus posts que, como já disse, são endereçadas a meu e-mail pessoal. É que algumas, como as do amigo Ruy, são 'agradativas', e outras são 'atacativas'. Pois, gostaria de ter na área de  comentários tanto umas como outras. A última resposta 'atacativa' que recebi foi de um velho marxista, sindicalista e escritor paraibano. Ele ficou mordido porque eu esculhambei com a ditadura fascista do chavista podre Nicolás Maduro, que na vizinha Venezuela persegue, prende, tortura e assassina opositores, principalmente jovens estudantes. Eu não tenho muito que replicar, é um direito dele abraçar a bandeira bolivariana. Todavia, surpreende-me que um marxista reverencie um patife mistificador como o podre Maduro: o safado diz que o finado Hugo Chávez lhe aparece em forma de 'pajarito'; o sem-vergonha tirou a foto de Chávez milagrosamente brotada numa parede velha; o cretino afirma que - qual um servo de Drácula - dorme ao pé da tumba do seu ídolo defunto. Pois, é de espantar que um adepto da circunspecta doutrina do SOCIALISMO-CIENTÍFICO (também dita materialismo-dialético ou materialismo-histórico) aprove esse estrume supersticioso. Karl Marx e Friedrich Engels vomitariam.  

Seja como for, eu gostaria que o comentário 'atacativo' do velho marxista estivesse publicado na área de comentários deste Blog. Se ele fizer outros, peço que seja por esse meio, o que facilitará a ampliação do debate; sendo o debate 100 Fronteiras e 100 Censura o objetivo maior deste Blog ROCHA 100.

Voltando ao amigo Ruy e aos comentários 'agradativos', devo dizer que receber comentários inteligentes é bom; porém, melhor ainda é que sejam expostos ao público leitor.   

3 comentários:

  1. Quero ver a resposta do velho marxista. E quero saber quem é esse velho marxista que morre de amores pelo Maduro, que, aliás, está caindo de podre.

    ResponderExcluir
  2. Gostamos de receber os comentários 'agradativos' mas o que nos diferencia é a forma como tratamos os 'atacativos'.
    Por mais que se fale favoravelmente a liberdade de expressão na prática muitos não estão prontos para aceitá-la.
    Washington demonstra no dia a dia desse blog ser coerente com a liberdade de expressão que sempre defendeu por alguns razões que a meu ver valem a pena ser consideradas:
    i) Este blog não usa do artifício de fingir ser imparcial e depois tentar manipular a opinião dos leitores para esse ou aquele ponto de vista, pelo contrário, quem passa por aqui sabe exatamente o que pensa seu editor e portanto fica livre para combatê-lo ou apoiá-lo;
    ii) A história de Washington é coerente, seu anseio por justiça e liberdade foi maior que seu apego a determinada ideologia, assim ele é capaz de realisticamente ver acertos e erros no passado e no presente;
    iii) Esse blog enfrenta os que pensam de forma diferente de forma aberta e leal, sem detrair da dignidade inerente a cada pessoa, permite e convida ao debate das ideias.
    Portanto Washington continue a abraçar todos os comentários 'agradativos', mas permita sempre que os 'atacativos' tenham sua liberdade de expressão garantida, muito embora alguns deles jamais dariam a você a recíproca.

    ResponderExcluir
  3. Muito coerente e lúcido o comentário do Senhor Fernando. É até elucidadora para quer escrever algo sobre as matérias, tão ricas e escritas de forma leve e aberta. Afinal, o blog está sento construído a partir das diferentes opiniões que se apresentam, sejam feitas de forma "coloquial ou adloquial".
    Muito inteligível e bem humorada os termos: ' atacativo e agratativo'. Parece aqueles " causos" da sabedoria popular. Ambos são consideráveis, desde que a pessoa que emita as opiniões as reflitam e as repassem convictos (as) do fato ora apresentado. Muito bom professor!

    ResponderExcluir