Blog Rocha 100

No princípio, criou Deus os céus e a Terra”. Ótima frase para um Blog que navegará 100 fronteiras: dos céus metafísicos à “rude matéria” terrestre. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Pois, somos também deuses, e criadores. Podemos, principalmente, criar a nossa própria vida, com autonomia: isto se chama Liberdade. Vida e Liberdade são de Deus. Mas, quem é “Deus”? Devotos hebreus muito antigos, referiam-se a Ele apenas por perífrases de perífrases. Para Anselmo de Bec, Ele é “O Ser do qual não se pode pensar nada maior”. Rudolf Otto, diante da dificuldade de conceituá-Lo, o fez precisamente por essa dificuldade; chamou-O “das Ganz Andere” (o Totalmente Outro). Há um sem número de conceitos de Deus. Porém, o que mais soube ao meu coração foi este: “O bem que sentimos intimamente, que intuímos e que nos faz sofrer toda vez que nos afastamos dele”. É de uma jovem filósofa: Catarina Rochamonte.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

O bicho não vai pegar. O PT tem coisa melhor a fazer do que ir para a rua defender corrupção, impunidade e censura. Uma coisa boa será o PT lançar candidato a governador da Paraíba

A ala autoritária do PT, dirceuzista, passou os últimos meses de 2012 ameaçando botar o bloco militante na rua para defender seus corruptos mensaleiros condenados no julgamento do mensalão. A coisa não aconteceu, ficou para o ano novo. Gilberto Carvalho, ministro de Dilma e serviçal de Lula, no fim do ano velho, disse: "Em 2013 o bicho vai pegar". Nos sonhos dos dirceuzistas, esse bicho significa o seguinte: militância petista, sindicalistas, a CUT, a UNE, operários, estudantes e o povo em geral nas ruas clamando a favor dos corruptos-quadrilheiros petistas condenados pelo STF na Ação Penal 470. Como bandeira paralela à essa defesa da corrupção e da impunidade, seria levado ao povo brasileiro o clamor pela volta da censura dos tempos da  ditadura, que a caterva autoritária chama de "controle social da mídia", "marco regulatório", "lei de meios" e outros eufemismos.

Esse bicho não vai pegar. Essa campanha é uma idéia de jerico que só serve para desgastar o PT. Já disse e repito os três principais motivos pelos quais esse bicho não pega: a) a maioria dos filiados e militantes do PT é gente decente e democrata; b) a Presidente Dilma respeita as instituições da Democracia, não gosta de corrupção e detesta censura; c) o principal líder e ídolo do petismo, o Lula da Silva, é, como disse o ministro Marco Aurélio, "um cara safo" e não vai se meter numa roubada dessas.

Certamente os dirceuzistas vão ficar tentando. A Juventude do PT de Brasília até realizou, como ato inaugural da campanha pró-corruptos mensaleiros em 2013, um jantar de adesão para fazer vaquinha para pagar as multas dos petistas condenados. De 100 a 1.000 reais a entrada. Está certo, estão no direito deles e paga quem quiser. O José Genoíno, sujeito ingênuo (assinar em confiança para o Delúbio Soares!?), que não enriqueceu, até que precisa. Mas fazer vaquinha para o José Dirceu, bem sucedido consultor internacional (inclusive do mexicano Carlos Slim, o homem mais rico do mundo), que ostenta fortuna? Mas isso é lá com eles.

De vários grupos petistas já surgem sinais fortes para que se aborte a campanha pró-corruptos. Olívio Dutra, ex-governador do Rio Grande do Sul, fundador do PT e dirigente histórico, disse na cara de José Genoíno que este deveria renunciar ao mandato de deputado federal. Já o atual governador gaúcho, o também petista Tarso Genro, aconselhou o PT a encerrar a pauta do mensalão e tocar o barco da boa política pra frente. É isso aí.

Nessa sábia proposta de Tarso encontro o gancho para chegar à candidatura do PT a governador da Paraíba. A oportunidade para o PT chegar ao governo estadual em 2014 é boa. Tem de ter coragem. Como teve ao lançar a candidatura de Luciano Cartaxo para prefeito de João Pessoa no ano passado. Certamente, o PT não iniciará como favorito. Bom sinal, pois em 2010 para governador e em 2012 para prefeito da capital, quem começou como favorito, perdeu.

Criticando o PT autoritário, torço na Paraíba por alternativas ao autoritarismo do governador Ricardo Coutinho, do PSB. O nome posto até agora pelas oposições é o do ex-prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rego, o Vené, também conhecido como "Cabeludo". É uma boa alternativa, mas vejam: perdeu as eleições municipais de 2012 no seu reduto. Ricardo também perdeu no seu principal reduto, a capital; porém conserva o poder. Se mantiver o apoio do senador Cássio Cunha Lima, o governador Ricardo Coutinho será favorito; isso numa disputa em que tenha a Veneziano como único candidato de expressão. A candidatura do PT ajudaria a candidatura do PMDB ao garantir o segundo turno, suposto, como se supõe, que apoie o PMDB num eventual segundo turno. Certamente valendo o inverso: se o candidato do PT for ao segundo turno contra Ricardo, terá o apoio do PMDB.

NOMES - Agora a questão dos nomes. Para disputar o governo estadual em 2014, o PT paraibano terá de construir um nome em 2013. Sem dúvida, hoje o maior nome do PT na Paraíba é o do Prefeito Luciano Cartaxo. Mas Cartaxo não haverá de renunciar em meio ao mandato de prefeito, de forma que se impõe uma nova opção. Não será difícil, o PT da Paraíba tem vários excelentes nomes. Um nome muito bom seria o do deputado federal Padre Luiz Couto, mas o padre deixou de rezar na cartilha do PT para rezar na cartilha do adversário, o governador Ricardo Coutinho. Assim não dá. Todavia, reluzem outras estrelas, e eu indico duas; e faço isso porque lhes conheço o brilho. Mirem:

Deputado estadual Anísio Maia - Conheço Anísio da fundação do PT. É muito inteligente, tem grande coragem pessoal, um vigor militante extraordinário e uma capacidade organizativa excepcional. Aliás, provou isso ao coordenar com máxima competência a campanha do PT que levou Luciano Cartaxo à retumbante vitória de 2012.

Vereador Fuba - Todo mundo conhece o artista Fuba, das Muriçocas do Miramar. O político eu conheci mais de perto na campanha de 2012. Eu, vários amigos e uma boa parte da família Rocha o apoiamos e celebramos com ele a vitória. No segundo turno o acompanhamos no apoio a Luciano Cartaxo (no primeiro turno apoiamos Zé Maranhão). Revelou-se um intelectual, um estudioso e profundo conhecedor da história e dos problemas da Paraíba. Apesar de famoso, tem um contato humano dos mais simples. O fato de ser um artista muito conhecido ajudaria na fixação estadual do nome.

Como muito tenho batido no PT autoritário, dirceuzista e pró-corrupto, tem quem pense que hostilizo o PT de forma geral. Que nada, eu quero mais é que o PT renasça. Tem lá cabimento o PT velho de guerra prestar-se a defender corrupção, impunidade e censura?

Guardo alguns amigos nesse PT da minha nostalgia, a eles dedico estes magníficos versos do genial filósofo-poeta Vanildo Brito:

" - Onde estão os horizontes, os horizontes que amei?
Certamente além das pontes que eu jamais atravessei"



3 comentários:

  1. PT: quem te viu e quem te vê.

    ResponderExcluir
  2. Um bom candidato a governador da Paraíba pelo PT seria o Luciano Agra, se ele deixar de indecisão e se filiar logo no partido.

    ResponderExcluir
  3. É isso aí PT, deixe a justiça cuidar dos mensaleiros e vá fazer política para o bem do Brasil.

    ResponderExcluir