Blog Rocha 100

No princípio, criou Deus os céus e a Terra”. Ótima frase para um Blog que navegará 100 fronteiras: dos céus metafísicos à “rude matéria” terrestre. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Pois, somos também deuses, e criadores. Podemos, principalmente, criar a nossa própria vida, com autonomia: isto se chama Liberdade. Vida e Liberdade são de Deus. Mas, quem é “Deus”? Devotos hebreus muito antigos, referiam-se a Ele apenas por perífrases de perífrases. Para Anselmo de Bec, Ele é “O Ser do qual não se pode pensar nada maior”. Rudolf Otto, diante da dificuldade de conceituá-Lo, o fez precisamente por essa dificuldade; chamou-O “das Ganz Andere” (o Totalmente Outro). Há um sem número de conceitos de Deus. Porém, o que mais soube ao meu coração foi este: “O bem que sentimos intimamente, que intuímos e que nos faz sofrer toda vez que nos afastamos dele”. É de uma jovem filósofa: Catarina Rochamonte.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

"Quem for podre que se quebre": a destemida luta do deputado petista Anísio Maia contra as "mutretas" do Manaíra Shopping/Prefeitura de João Pessoa

O deputado estadual Anísio Maia, do PT da Paraíba, abriu destemida campanha de denúncias do que ele chama de "mutretas" realizadas entre o empresário Roberto Santiago, dono do Manaíra Shopping, e o Poder Público. Segundo Anísio, estariam envolvidos na "mutreta" o ex-prefeito Luciano Agra (ex-PSB, atualmente sem partido, mas namorando com o PT), o governador Ricardo Coutinho (dono do PSB/PB), e o secretário de Finanças da Prefeitura de João Pessoa, Aldo Prestes (do PT).

Segundo a denúncia, trata-se de mutreta velha que estaria sendo renovada. O empresário Roberto Santiago teria, anos atrás, quando o governador Ricardo era prefeito de João Pessoa, contado com a cumplicidade da Prefeitura para cometer crime ambiental, alargando a área do Shopping em prejuízo do Rio Jaguaribe e dos moradores do Bairro São José. Recentemente, no apagar das luzes do mandato de prefeito de Luciano Agra, a mutreta teria sido renovada e o crime estaria sendo retomado. O caso está tendo ampla cobertura na mídia local, pelo que me dispenso de aqui detalhá-lo. Tão somente louvo a bravura do deputado e realço alguns aspectos da sua luta:

1) o então prefeito Luciano Agra rompeu com o governador Ricardo Coutinho para apoiar Luciano Cartaxo, o que viabilizou a candidatura do PT na capital e garantiu a vitória. Ao não poupar Agra, Anísio coloca a ética pública acima da política de alianças;

2) ao não poupar o secretário de Finanças da Prefeitura do PT, Anísio coloca a ética pública acima das conveniências partidárias;

3) ao enfrentar o empresário Roberto Santiago, Anísio mostra que não tem medo do poder do capital;

4) ao enfrentar o governador Ricardo Coutinho, Anísio prova que não tem medo de cara feia.

Contundente, o destemido deputado chama a Parceria Público-Privada entre o empresário e a PMJP de "Picaretagem Público-Privada" e lamenta estar "brigando sozinho": "Por onde andam os ecologistas, os ambientalistas, os que defendem a natureza dessa cidade".

Cobrado por correligionários e aliados, que temem prejuízos políticos, o lutador rebateu com vigor: 

"Quem for podre que se quebre".

Vai por bom caminho o deputado Anísio Maia, vai pela mão da decência. Histórico militante socialista, um dos pioneiros da fundação do PT, ele é uma prova de que a indecência dos corruptos mensaleiros não arrastou toda a militância do PT. Ele é um exemplo, um aviso, um alerta para os militantes tontos que querem ir para as ruas defender os corruptos-quadrilheiros petistas condenados pelo Supremo Tribunal Federal.

"Quem for podre que se quebre". Foi isso que aconteceu com os dirigentes petistas José Dirceu, José Genoíno, Delúbio Soares, João Paulo Cunha e Henrique Pizzolato. Investigados, processados, julgados; quebraram-se.

Na contra-mão da decência foi a Juventude do PT de Brasília, que na semana passada aprontou um jantar para fazer vaquinha para ajudar os petistas corruptos condenados. Na contra-mão da decência vai a CUT do Rio de Janeiro, que programou para o dia 30 ato público em defesa da impunidade dos corruptos do PT. Para piorar, nesses atos pró-corruptos sempre é levantada a bandeira da censura, que os pró-corruptos camuflam sob eufemismos como "controle social da mídia", "lei de meios" e "marco regulatório".

Não sei se essa Patifaria Político-Partidária de ir para as ruas defender corrupção, impunidade e censura será proposta ao PT da Paraíba. Se for, certamente enfrentará a resistência de militantes bravos e decentes como o deputado Anísio Maia.

Um comentário:

  1. Leio com atraso sobre esta luta do deputado e me congratulo com ele e com o comentarista Washington que escreveu muito bem. Cadê os orgãos ambientais, os ambientalistas(a maioria empoleirada nos cabides confortáveis a custa do nosso dinheiro)? Já viu ambientalista ser contra grandes empresários e governantes? São rápidos em multar os pequenos. Da-lhe Anísio.

    ResponderExcluir