Blog Rocha 100

No princípio, criou Deus os céus e a Terra”. Ótima frase para um Blog que navegará 100 fronteiras: dos céus metafísicos à “rude matéria” terrestre. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Pois, somos também deuses, e criadores. Podemos, principalmente, criar a nossa própria vida, com autonomia: isto se chama Liberdade. Vida e Liberdade são de Deus. Mas, quem é “Deus”? Devotos hebreus muito antigos, referiam-se a Ele apenas por perífrases de perífrases. Para Anselmo de Bec, Ele é “O Ser do qual não se pode pensar nada maior”. Rudolf Otto, diante da dificuldade de conceituá-Lo, o fez precisamente por essa dificuldade; chamou-O “das Ganz Andere” (o Totalmente Outro). Há um sem número de conceitos de Deus. Porém, o que mais soube ao meu coração foi este: “O bem que sentimos intimamente, que intuímos e que nos faz sofrer toda vez que nos afastamos dele”. É de uma jovem filósofa: Catarina Rochamonte.

domingo, 21 de outubro de 2012

Eleito, Luciano Cartaxo terá de enfrentar a cúpula dirceuzista, que exigirá coonestação à campanha para desmoralizar o STF e restabelecer a censura dos tempos da ditadura

O PT está disputando o segundo turno em algumas capitais e outras metrópoles. Em João Pessoa/PB a vitória é quase certa. O provável futuro prefeito, Luciano Cartaxo, notoriamente, é pessoa decente e político competente. Foi vereador dos mais atuantes, um vice-governador correto e vem desempenhando muito bem o cargo de deputado estadual. Para ser candidato, travou uma boa luta; foi tenaz. Uma vez candidato, conseguiu fazer a melhor e mais natural aliança, com o prefeito rebelde Luciano Agra. A se confirmar a vitória indicada pelas pesquisas, estará em condições de fazer uma boa administração. E eu, certamente, desejo que a faça.

Isso posto, afirmo que as pessoas decentes e democratas terão o direito - e mesmo o dever - de cobrar do prefeito eleito que não permita que sua eleição venha a servir de combustível para a campanha autoritária e indecente que o PT dirceuzista prepara e, velada ou diretamente, anuncia para depois do segundo turno eleitoral.

Tal campanha visa dois objetivos mais imediatos: 1) desmoralizar o Supremo Tribunal Federal; 2) restabelecer no Brasil a censura dos tempos da ditadura.

Já falei sobre isso em posts anteriores e voltarei a falar em posts seguintes, mesmo porque a campanha pró-corruptos e pró-censura dos fanáticos dirceuzistas está perto de incendiar o país.

O projeto do petismo totalitário - como já disse, comandado por gente como Zé Dirceu e Rui Falcão - para calar a mídia independente é coisa velha; tão velha que já mudou de nome umas tantas vezes: "controle social da mídia", "ley de los medios", "marco regulatório", etc.  As manobras para desmoralizar o STF são, todo mundo sabe, motivadas pela condenação dos corruptos mensaleiros petistas no julgamento da Ação Penal 470 (que pessoas politicamente incorretas, como é o meu caso, insistem em chamar de MENSALÃO).

Como todo mundo viu, um dos mais fortes obstáculos ao infame projeto de restabelecimento da censura dos tempos da ditadura foi a resistência da Presidente Dilma, que reduziu os neo-censores com esta frase tão feliz: "Controle da mídia, só se for o controle remoto".

Tão firme naquela ocasião - foi logo no início do seu mandato -, seguramente a Presidente não haverá de servir de instrumento para o corrupto condenado Zé Dirceu e seus sectários atacarem as instituições democráticas.

Também não acredito que a maioria dos militantes petistas - gente democrática e decente - se deixará arrastar pela seita dirceuzista para sair pelas ruas clamando impunidade para corruptos; coisa do tipo: "CORRUPTOS UNIDOS, JAMAIS SERÃO VENCIDOS!".

Tem muita gente decente que gosta de Zé Dirceu, e ainda mais de Zé Genoíno. A este, eu mesmo declaro sincera simpatia, e entendo (concordando com uma minha prima muito querida, petista fundadora em São Paulo e amiga de Genoíno) que seu erro foi ter se deixado manipular pelo Zé Dirceu. Mas todos dois merecerão lá as simpatias de muitos; pelo passado de lutas, etc. Ocorre que os corruptos mensaleiros, petistas e não petistas, foram denunciados pelo Ministério Público, investigados e condenados pela mais alta Corte de Justiça em um processo que está chegando ao fim após quase uma década. Tudo dentro dos conformes, como se diz popularmente. Ou seja, na estrita observância do chamado "devido processo legal".

O juízo comum sabe, faz tempo, que o mensalão existiu e que o Zé Dirceu mandava muito naquilo tudo. Agora, o juízo técnico, togado, constitucionalmente autorizado, afirma, por larga margem, o mesmo que já sabia o juízo comum. Que venham cúmplices de Zé Dirceu difamar o STF para tentar livrar a cara de Zé Dirceu, é de causar espécie. Que venham pessoas decentes, mesmo que movidas por admiração e amizade, fazer o mesmo, é de dar pena.

Alguém que, além de ser decente e democrata, exerce um mandato parlamentar e está prestes a ser vitorioso numa disputa por um mandato executivo, como é o caso de Luciano Cartaxo, não poderá, como primeiro ato da sua vitória, coonestar ações contra as instituições democráticas.

Esse será o primeiro desafio político que Cartaxo, se for eleito, terá de enfrentar. A sua servidão e cumplicidade será exigida pela cúpula dirceuzista. Seu estofo terá de se mostrar. Sua carreira, o que ele significará para o seu partido, para os pessoenses e paraibanos e, principalmente, para a Democracia brasileira, dependerá do resultado desse inevitável confronto.

Washington Alves da Rocha - João Pessoa, 21/10/2012.


Nenhum comentário:

Postar um comentário