Blog Rocha 100

No princípio, criou Deus os céus e a Terra”. Ótima frase para um Blog que navegará 100 fronteiras: dos céus metafísicos à “rude matéria” terrestre. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Pois, somos também deuses, e criadores. Podemos, principalmente, criar a nossa própria vida, com autonomia: isto se chama Liberdade. Vida e Liberdade são de Deus. Mas, quem é “Deus”? Devotos hebreus muito antigos, referiam-se a Ele apenas por perífrases de perífrases. Para Anselmo de Bec, Ele é “O Ser do qual não se pode pensar nada maior”. Rudolf Otto, diante da dificuldade de conceituá-Lo, o fez precisamente por essa dificuldade; chamou-O “das Ganz Andere” (o Totalmente Outro). Há um sem número de conceitos de Deus. Porém, o que mais soube ao meu coração foi este: “O bem que sentimos intimamente, que intuímos e que nos faz sofrer toda vez que nos afastamos dele”. É de uma jovem filósofa: Catarina Rochamonte.

sábado, 6 de outubro de 2012

Um esplêndido discurso pequeno do grande Fernando Alves da Rocha

Meu sobrinho-neto Alcimar é candidato a prefeito de Tangará, município do vizinho estado do Rio Grande do Norte. O pai de Alcimar, Giovannu César Pinheiro Alves, que todo o RN conhece pelo carinhoso apelido de Gija, foi duas vezes prefeito e é uma grande liderança na região do Trairi. Gija comanda a campanha, tendo mobilizado milhares de eleitores para o comício de encerramento. Políticos famosos do RN, prefeitos e deputados, fizeram discursos mais ou menos longos; mas o grande sucesso foi o extraordinário discurso do meu irmão, o Professor Fernando. Foi um discurso tão curto quanto brilhante. De longe, o mais aplaudido e o mais comentado. Várias pessoas, dentre as quais o candidato, o pai do candidato e o irmão do orador foram às lágrimas. Além de chorar, eu gravei e degravei o discurso. Agora transcrevo:

"Desejo uma ótima noite para todos nós. Deus não me deu o dom de orador. Mas vou começar minhas poucas palavras citando o nome de um grande homem. Este grande homem está aqui presente. Presente em espírito. Este grande homem foi o primeiro juiz da cidade de Tangará. Este grande homem foi e é o Amor. Este grande homem foi o Doutor Manoel.
Gija, para nós, da família, que o amamos, é nosso querido e inesquecível Nenéu.
Numa noite tão linda como esta, aproximada pela natureza e por esta vasta multidão, me sinto no direito de dizer mais duas palavras: Todos nós estamos felicíssimos; pois sabemos que, com certeza, nosso querido Alcimar, 33, será o nosso prefeito.
Gija vota com amor: 33.

Obrigado! 
E excelente noite para todos".

(Professor Fernando Alves da Rocha)


Um comentário:

  1. De fato um grande discurso pelo valor que possui:a verdade. Nenéu jamais será esquecido. Seu filho Gija que lhe siga os passos,inclusive no amor incondicional que este grande homem sempre devotou à sua família: pais, irmãos,esposa, filhos e netos, alcançando os tios e primos. Saudades.Parabéns Fernando. Gelza

    ResponderExcluir