Blog Rocha 100

No princípio, criou Deus os céus e a Terra”. Ótima frase para um Blog que navegará 100 fronteiras: dos céus metafísicos à “rude matéria” terrestre. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Pois, somos também deuses, e criadores. Podemos, principalmente, criar a nossa própria vida, com autonomia: isto se chama Liberdade. Vida e Liberdade são de Deus. Mas, quem é “Deus”? Devotos hebreus muito antigos, referiam-se a Ele apenas por perífrases de perífrases. Para Anselmo de Bec, Ele é “O Ser do qual não se pode pensar nada maior”. Rudolf Otto, diante da dificuldade de conceituá-Lo, o fez precisamente por essa dificuldade; chamou-O “das Ganz Andere” (o Totalmente Outro). Há um sem número de conceitos de Deus. Porém, o que mais soube ao meu coração foi este: “O bem que sentimos intimamente, que intuímos e que nos faz sofrer toda vez que nos afastamos dele”. É de uma jovem filósofa: Catarina Rochamonte.

domingo, 25 de março de 2012

Heriberto: o Coelho que é um Leão

Heriberto Coelho transformou um pequeno sebo em um gigantesco empreendimento artístico-cultural. Há alguns anos, O Sebo Cultural é uma das principais referências da inteligência paraibana; inclusive da inteligência política, que política também é arte e cultura.
Debates, conferências, simpósios, lançamento de livros, tertúlias, cinema, shows: todo tipo de promoção que se possa imaginar nasce, cresce, cria asas e voa naquela casa da Avenida Tabajaras (e já antes em outros endereços). Vale por uma Academia Paraibana de Letras, vale por uma Academia Paraibana de Música (que, aliás, estão paradonas). Vale tanto, ou mais, do que as instituições culturais oficiais da Prefeitura de João Pessoa ou do Governo do Estado da Paraíba. Tem mais cultura paraibana n'O Sebo Cultural do que no Espaço Cultural. O Sebo Cultural promove mais o que preste do que a Funjope (esta, aliás, em 2010, deixou de promover, por pura politicagem, o que de melhor poderia ter promovido: "A Paixão Judaica", de W. J. Solha).
A contragosto de Heriberto, que é um intelectual e militante marxista, O Sebo Cultural é uma demonstração da excelência da economia de livre mercado, das grandezas que a iniciativa privada pode construir. Vejam que coisa interessante: apesar de ser socialista, Heriberto preferiu continuar dedicado à sua livre empresa capitalista a ser alto funcionário do governo do socialista Ricardo Coutinho. Rejeitou ser membro do Conselho Estadual de Cultura. O socialismo paraibano saiu perdendo, mas a arte-cultura paraibana saiu ganhando.  

3 comentários:

  1. O Sebo Cultural é um patrimônio da Paraíba. E ser empresário não impede ninguém de ser socialista. Engels, por exemplo, era um grande capitalista.

    ResponderExcluir
  2. Ai, uma boquinha dessa pra mim!!!

    ResponderExcluir
  3. Heriberto era carne e unha com Ricardo Coutinho. O que foi que houve?

    ResponderExcluir