Blog Rocha 100

No princípio, criou Deus os céus e a Terra”. Ótima frase para um Blog que navegará 100 fronteiras: dos céus metafísicos à “rude matéria” terrestre. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Pois, somos também deuses, e criadores. Podemos, principalmente, criar a nossa própria vida, com autonomia: isto se chama Liberdade. Vida e Liberdade são de Deus. Mas, quem é “Deus”? Devotos hebreus muito antigos, referiam-se a Ele apenas por perífrases de perífrases. Para Anselmo de Bec, Ele é “O Ser do qual não se pode pensar nada maior”. Rudolf Otto, diante da dificuldade de conceituá-Lo, o fez precisamente por essa dificuldade; chamou-O “das Ganz Andere” (o Totalmente Outro). Há um sem número de conceitos de Deus. Porém, o que mais soube ao meu coração foi este: “O bem que sentimos intimamente, que intuímos e que nos faz sofrer toda vez que nos afastamos dele”. É de uma jovem filósofa: Catarina Rochamonte.

quinta-feira, 29 de março de 2012

girassóis em chamas

Se os girassóis estivessem unidos, girando em torno do girassol-rei, ainda assim perderiam a eleição para continuar no comando da Cidade das Acácias. Isso porque, além de girassóis e laranjas, planta nenhuma suporta mais a arrogância do girassol-rei. Porém, o que já era ruim, ficou pior. Chamas alaranjadas se avolumam no jardim, lavrou incêndio: é a rebelião dos sub-girassóis.
Estela, graciosa flor, não. Esta continua fiel, pois é a favorita do rei. Mas o girassol-nato não abre pra Estela e nem pra um trem. Ergueu barricada, está um verdadeiro Corisco: "Não me entrego ao tenente, não me entrego ao capitão; só me entrego com a morte, de parabellum na mão". Já o girassol que foi chutado pelo rei, recobrou orgulho e chamou seu povo, que ergueu faixa: "Volta Agra!".
É bem verdade que o girassol-rei viajou lá pras bandas do Oriente. Quando ele voltar, haverá de se ver se os girassóis rebeldes são machos mesmo, ou se vão colocar as pétalas entre as pernas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário