Blog Rocha 100

No princípio, criou Deus os céus e a Terra”. Ótima frase para um Blog que navegará 100 fronteiras: dos céus metafísicos à “rude matéria” terrestre. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Pois, somos também deuses, e criadores. Podemos, principalmente, criar a nossa própria vida, com autonomia: isto se chama Liberdade. Vida e Liberdade são de Deus. Mas, quem é “Deus”? Devotos hebreus muito antigos, referiam-se a Ele apenas por perífrases de perífrases. Para Anselmo de Bec, Ele é “O Ser do qual não se pode pensar nada maior”. Rudolf Otto, diante da dificuldade de conceituá-Lo, o fez precisamente por essa dificuldade; chamou-O “das Ganz Andere” (o Totalmente Outro). Há um sem número de conceitos de Deus. Porém, o que mais soube ao meu coração foi este: “O bem que sentimos intimamente, que intuímos e que nos faz sofrer toda vez que nos afastamos dele”. É de uma jovem filósofa: Catarina Rochamonte.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Samuca, Môfi, Anacleto: baixaria mesmo é a censura

Como publicado neste Portal 100 Fronteiras, está em andamento uma campanha para tirar do ar os programas policiais estrelados por Samuca Duarte, Emerson Machado - o famoso Môfi - e Anacleto Reinaldo. Comanda a empreitada o Forum de Ética e Mídia da Paraíba (FEMI). As alegações - vejam lá - são vazadas em tom rasgadamente demagógico, seguindo um roteiro, bastante conhecido, que vem tentando submeter a democracia e a Constituição à ditadura de um poder fantasmagórico chamado "politicamente correto". Esse fantasma é o mesmo que, mandando e desmandando no Ministério da Educação, tenta enfiar na cabeça dos estudantes que escrever errado, é certo. Agora, o fantasma acampou no FEMI; apesar do palavrório pretensamente democrático, trata-se simplesmente de uma campanha para fazer retornar a censura. Os novos censores, "politicamente corretos", chamam a nova censura de "controle social da mídia". Esse controle é assim: quem não rezar pela cartilha "politicamente correta", será enquadrado, defenestrado, excluído, demonizado. Os condutores da nova censura declaram combate à "baixaria". Eu não acompanho programas policiais, escuto e vejo os citados jornalistas e radialistas uma vez ou outra, não posso avaliar se produzem baixarias. Mas quem não gostar, pode mudar de canal. Quem ficar mais indignado, pode criticar duramente e clamar aos desavisados que não sintonizem tais programas. Se as baixarias forem a ponto de configurar crime capitulado em lei (injúria, difamação, crime de racismo, incitação ou apologia ao crime, etc.), o eventual criminoso deve ser levado às barras dos tribunais pelo específico delito. Agora, querer o tal FEMI se substituir às leis e aos tribunais; será um atentado à democracia.
Como disse, não sei se Samuca, Môfi e Anacleto produzem baixarias; mas sei que muita baixaria é produzida diariamente em programas da Globo, Band, Record et caterva. Nunca me ocorreu fazer campanha de censura para tirar tais programas do ar, prefiro mudar de canal.
Para mim, BAIXARIA MESMO É FAZER CAMPANHA PARA VOLTA DA CENSURA, QUE TÃO DURAMENTE AMARGAMOS NO TEMPO DA DITADURA.  

Um comentário:

  1. Também não gosto de programa desse tipo.É muito sangue,roubo,crime adoidado, droga.Mas tem quem goste desse Samuca.É como vc fala, quem não gostar saia da tv porque tem baixaria em todo canal.

    ResponderExcluir