Blog Rocha 100

No princípio, criou Deus os céus e a Terra”. Ótima frase para um Blog que navegará 100 fronteiras: dos céus metafísicos à “rude matéria” terrestre. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Pois, somos também deuses, e criadores. Podemos, principalmente, criar a nossa própria vida, com autonomia: isto se chama Liberdade. Vida e Liberdade são de Deus. Mas, quem é “Deus”? Devotos hebreus muito antigos, referiam-se a Ele apenas por perífrases de perífrases. Para Anselmo de Bec, Ele é “O Ser do qual não se pode pensar nada maior”. Rudolf Otto, diante da dificuldade de conceituá-Lo, o fez precisamente por essa dificuldade; chamou-O “das Ganz Andere” (o Totalmente Outro). Há um sem número de conceitos de Deus. Porém, o que mais soube ao meu coração foi este: “O bem que sentimos intimamente, que intuímos e que nos faz sofrer toda vez que nos afastamos dele”. É de uma jovem filósofa: Catarina Rochamonte.

sábado, 18 de junho de 2011

Marcus Odilon: a absolvição do trabalho

Quiseram cassar o mandato do prefeito de Santa Rita. O Pleno do TRE o absolveu por unanimidade. Os que tentaram cassar Marcus Odilon alegavam, vejam só, que o prefeito trabalhava demais. Este excesso de trabalho teria invadido o período eleitoral. A legislação eleitoral brasileira é uma daquelas coisas que eu desisti de entender. Parece-me, entretanto, que se determinada obra estiver em andamento será permitido que continue andando; mesmo em período eleitoral. Ora, obra em andamento em Santa Rita, sendo Marcus Odilon prefeito, nunca deixou de ter. Não uma ou duas, mas dezenas e centenas. No segundo ano do mandato anterior uma vistosa placa na entrada de Santa Rita anunciava: "1.000 obras concluídas ou em andamento". As que estavam andando continuaram andando e novas obras foram iniciadas. Recentemente, outra vistosa placa anunciava a conclusão do Centro de Proteção e Lazer do Idoso: uma obra esplêndida. Para ser concluída, ela teve de andar. E andou. Placas vistosas anunciando recuperação de praça ou construção de praça nova tem que faz gosto. Tudo andando. Quer dizer, a praça fica quietinha, não sai do lugar, mas o trabalho anda. Sendo Marcus Odilon prefeito, o que sai muito do lugar em Santa Rita é gente: muda de lugar porque ganha um terreno para construir a casa própria. A prefeitura cuida do saneamento e toda infra-estrutura, incluindo ruas calçadas, iluminação, praças, escolas, creches e postos de saúde. São as lândias: Cicerolândia, Odilândia, Bebelândia, Augustolândia, Emanuelândia e Não Sei Mais Oquelândia. Tem tanta lândia que tem até uma lândia que não se chama lândia: o conjunto Marcos Moura. Em Santa Rita foi feita uma reforma agrária sem sangue. A prefeitura desapropriou enormes faixas de terra e distribuiu para milhares de sem-terra. Isso nos quatro mandatos de Marcus Odilon. Digamos assim, uma revolução permanente (embora Marcus não seja trotskista; que eu saiba). As vistosas placas vão acompanhando. E também distribui casa pronta. Dia desses, foram entregues 100 chaves de casas novinhas em folha só na pequena localidade de Livramento. E tome placa. Como está visto, Marcus Odilon gosta de divulgar o que realiza: mata a cobra e mostra a placa. Ruas calçadas a perder de vista: placas e mais placas. Não sei quem são os marqueteiros de Marcus Odilon, mas são bons. Vejam que coisa tão simples e tão bonita: "Santa Rita: Esta Cidade É Minha Vida!". A autoestima dos santarritenses dá gosto de ver - dá gosto de viver. Criaram também, os marqueteiros, a personalíssima marca "Povo da Silva". Marcus Odilon é o Povo da Silva. Essa é de matar de inveja os marqueteiros do ex-presidente Lula da Silva.
Voltando ao julgamento em que, por unanimidade, o Pleno do TRE absolveu Marcus Odilon. Ao absolver o prefeito de Santa Rita, a Justiça Eleitoral absolveu o trabalho. A preclara juíza Niliane Meira, relatora, afirmou, no seu parecer, não haver contra Marcus Odilon "provas robustas". Nem robustas nem franzinas, acrescento eu. As provas que existem em relação às quatro administrações Marcus Odilon em Santa Rita - e mais duas em Juarez Távora -; provas robustas e robustíssimas, são as provas do trabalho sério e competente.  

3 comentários:

  1. Marcus Odilon, o Povo da Silva: maior prefeito do Brasil.

    ResponderExcluir
  2. Marcos Odilon é blá, blá, blá. Placa não enche barriga.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber se Marcos Odilon pode ser candidato em Bayeux. Se puder, está eleito.

    ResponderExcluir